Aqui, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, sabemos que as transformações na educação ocorrem de forma veloz e ganharam até mais celeridade com a pandemia – a tecnologia se tornou instrumento decisivo para o ensino. Mais ainda: é nossa obrigação usá-la para oferecer a melhor experiência possível de aprendizado.

Por isso, nossa equipe pedagógica está alinhada com as principais tendências e inovações em educação. E isso não é de hoje!

Oferecemos uma prática educativa, na qual as vivências e experimentações permitem a participação e o engajamento efetivos de todos os atores envolvidos no ensino. Com um detalhe: sem dispensar o cuidado e o carinho que humanizam nosso cotidiano.

Por meio de metodologias ativas e híbridas, cultura maker e desenvolvimento de projetos, a sala de aula, hoje, é um ambiente de novas possibilidades e saberes. E é notável a participação dos nossos alunos na construção e apresentação dos trabalhos, em todos os segmentos.

Dentre os vários projetos desenvolvidos neste primeiro bimestre do ano, um destaque é o de Gameficação/Batalha dos Mestres, no componente de História, direcionado a alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF), no qual testam seus conhecimentos de forma lúdica e divertida.

Já o projeto interdisciplinar Mão na Massa envolve os componentes de Ciências, Artes, Empreendedorismo e Espanhol. Nele, um dos trabalhos dos alunos do 8º ano Ensino Fundamental consistiu em produzir tintas a partir de pigmentos naturais pesquisados por eles e levados para sala de aula. Foram usadas no desafio beterraba, páprica, cúrcuma, folhas e pó de café! Um aprendizado com iniciativa, cheiros e sabores.

E temos também, entre outras iniciativas:

  • Projetos de Sustentabilidade, envolvendo Arte, Ciências e Empreendedorismo;
  • Projeto Maker, envolvendo Arte, Ciências, Empreendedorismo;
  • Projeto de Robótica com Sucata – Prática de laboratório de Ciências da Natureza e Tecnologia Física, Matemática e Biologia, Empreendedorismo.
Priorizamos a personalização da aprendizagem em todos os exemplos citados. Isso requer que os alunos sejam cada vez mais ouvidos em suas especificidades e tenham crescente autonomia para escolher o quê e como aprender.

No Ensino Médio, por exemplo, os alunos da 1ª e 2ª séries realizam as escolhas entre os Itinerários e matérias eletivas, e o resultado é surpreendente, pois a maioria optou por frequentar todos os Itinerários oferecidos.

Além dos conceitos dos componentes estudados, a abordagem dos aspectos socioemocionais na formação dos alunos também é nossa prioridade.

Para garantir de forma efetiva e significativa o aprendizado dos alunos frente às necessidades das novas transformações, a Direção investiu na ampliação de salas e na aquisição de novos mobiliários, de modo a oferecer ambientes propícios à formação integral do aluno e uma aprendizagem que facilite a criação e a inovação.

Dessa forma, a prática educativa se mostra revitalizada e, nesse contexto, o professor deve ter um olhar profundo sobre as diferentes práticas adotadas, para garantir que o aluno seja o eixo central do processo de aprendizagem.

O Colégio Nossa Senhora do Carmo contempla os processos de sensibilização, experimentação, consolidação e criação de prática e ações baseados na Educação 4.0, e caminham rumo à Educação 5.0.

A cada desafio lançado pelos professores, os  alunos se tornam mais receptivos e buscam melhores resultados. É perceptível o brilho nos olhos de todos. E se os olhos deles brilham, os nossos também, e isso tem a força de mudar tudo para melhor. Vem ser Carmo!

Os comentários estão encerrados.