Ensino Fundamental anos iniciais


Objetivos gerais

O Ensino Fundamental - anos iniciais destina-se às crianças na faixa etária dos 06 aos 10 anos em que os objetivos estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e de valores e atitudes positivos de convivência com o outro, assim como nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios.

Além das disciplinas da Base Comum Nacional (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física), a escola oferece o Ensino Religioso, Música e Inglês.

As turmas que compõem o Ensino Fundamental I funcionam no turno da tarde, tendo um espaço apropriado com Sala de Artes, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática e Sala de Multimídia.

O Ensino Fundamental I é organizado em cinco períodos: • 1º ano – crianças com 06 anos completos até 31 de março (Segundo a Legislação Vigente), 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano.

A carga horária oferecida é de 4h30 por dia, de segunda à sexta-feira. As aulas têm início às 13h e término às 17h30.

O Ensino Fundamental I tem como objetivo:

• Reconhecer-se como um ser individual capaz de construir sua própria identidade.

• Identificar-se no grupo percebendo suas ações, as diferenças individuais e as várias opiniões, observando as regras de convivência.

• Participar das atividades promovidas pela comunidade escolar.

• Respeitar e preservar os diferentes espaços de uso comum do colégio.

• Resolver situações de conflitos buscando agir de forma coerente com as normas de convivência escolar.

• Comportar-se de acordo com atitudes e valores estabelecidos como ponto de referência de um convívio escolar produtivo, democrático e reflexivo, baseado na generosidade e na justiça.

• Comunicar-se e expressar-se utilizando formas adequadas e recursos expressivos e típicos das diferentes linguagens: oral, escrita, musical, plástica.

• Compreender noções relativas ao sistema lógico-matemático, utilizando-as para resolução de problemas e desafios.

• Reconhecer os vários aspectos de sua cultura (local e regional) valorizando-as criticamente, enriquecendo sua vivência de cidadania.

• Valorizar a preservação do meio ambiente, percebendo que suas atitudes repercutem no equilíbrio ambiental e por consequência na qualidade de vida.

• Vivenciar constantemente a auto-avaliação como forma de perceber seu processo de aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades.

• Apropriar-se dos conteúdos das áreas de conhecimento específico do segmento, desenvolvendo uma postura investigativa e curiosa, sempre em busca de novos conhecimentos.

A ação educativa terá como ponto de partida os conhecimentos que o aluno já possui, ampliando-os e organizando-os num processo de construção visando a sua socialização.

A fim de possibilitar às crianças um ambiente onde elas possam pesquisar e expressar os temas geradores que desejam abordar nos projetos, o educador, desde o início do ano letivo, organiza o espaço pedagógico (a sala de aula, demais espaços da escola, e outros espaços que a comunidade possa oferecer), proporcionando diversas experiências às crianças. Afinal, os temas não surgirão apenas da “espontaneidade” das crianças, mas de sua interação com um meio ambiente rico e estimulante. Denominamos esta organização do espaço pedagógico de rotina, e consideramos que, dentre inúmeras possibilidades, a rotina deve oferecer às crianças momentos onde elas possam desenvolver as seguintes atividades sugeridas: • Momento de Oração • Hora da História • Artes • Hora do Lanche/Higiene • Atividades Extraclasses • Inglês • Hora da Culinária • Laboratório de Informática • Atividades de Musicalidade • Atividades de Pesquisa • Momento de Literatura • Atividades de Grupo • Atividades de Casa

As turmas do Ensino Fundamental I compõem o turno da tarde, tendo um espaço apropriado com sala de artes, laboratório de ciências, laboratório de informática.


 
A escola comunga sua filosofia com a dos quatro pilares fundamentais da educação, que são: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser.
25 de setembro de 2020

Hora da Leitura

24 de setembro de 2020

GeoMaquetes

Trabalho de geografia – 4° ano Professora Isabella A Profª. Isabella do 4º ano desafiou seus alunos na aula de Geografia! A proposta era que eles representassem as paisagens rurais e urbanas através de maquetes construídas a partir de diferentes materiais. A criatividade e dedicação marcaram […]
23 de setembro de 2020

Antes de P ou B, só M posso escrever!

1° ano trabalhando com as regrinhas da gramática
22 de setembro de 2020

Tik Tok e o ritmo corporal

Aula de Música – 3° ano – Professora Charllot -Tik Tok favorecendo o ritmo corporal.
21 de setembro de 2020

Contação de História – A Casa Sonolenta

18 de setembro de 2020

Sexta Ploc – Literatura Infantil

16 de setembro de 2020

Ler & Criar

Projeto: LER E CRIAR Incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a oralidade, a imaginação e outros traços do comportamento do leitor foram os principais objetivos do Projeto de Literatura do 5° ano. Através das novas tecnologias como os games Minecraft, Roblox e redes sociais os […]
16 de setembro de 2020

Song Maker

Aula de Música 5o ao – alua Maria Eduarda Conheça a ferramenta gratuita do Google em https://musiclab.chromeexperiments.com/Song-Maker
14 de setembro de 2020

Diferentes tipos de moradia

Apresentação do Trabalho de História e Geografia – Diferentes tipos de moradia. Existem vários tipos de moradias espalhados pelas zonas rurais e urbanas do mundo. Chamamos de moradia, o lugar onde as pessoas estão protegidas e vivem com suas famílias. A moradia é um lugar […]
11 de setembro de 2020

Aula Ploc – Dia do Banho