Ensino Fundamental I


Objetivos gerais

O Ensino Fundamental I destina-se às crianças na faixa etária dos 06 aos 10 anos em que os objetivos estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e de valores e atitudes positivos de convivência com o outro, assim como nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios.

Além das disciplinas da Base Comum Nacional (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física), a escola oferece o Ensino Religioso, Música e Inglês.

As turmas que compõem o Ensino Fundamental I funcionam no turno da tarde, tendo um espaço apropriado com Sala de Artes, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática e Sala de Multimídia.

O Ensino Fundamental I é organizado em cinco períodos: • 1º ano – crianças com 06 anos completos até 31 de março (Segundo a Legislação Vigente), 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano.

A carga horária oferecida é de 4h30 por dia, de segunda à sexta-feira. As aulas têm início às 13h e término às 17h30.

O Ensino Fundamental I tem como objetivo:

• Reconhecer-se como um ser individual capaz de construir sua própria identidade.

• Identificar-se no grupo percebendo suas ações, as diferenças individuais e as várias opiniões, observando as regras de convivência.

• Participar das atividades promovidas pela comunidade escolar.

• Respeitar e preservar os diferentes espaços de uso comum do colégio.

• Resolver situações de conflitos buscando agir de forma coerente com as normas de convivência escolar.

• Comportar-se de acordo com atitudes e valores estabelecidos como ponto de referência de um convívio escolar produtivo, democrático e reflexivo, baseado na generosidade e na justiça.

• Comunicar-se e expressar-se utilizando formas adequadas e recursos expressivos e típicos das diferentes linguagens: oral, escrita, musical, plástica.

• Compreender noções relativas ao sistema lógico-matemático, utilizando-as para resolução de problemas e desafios.

• Reconhecer os vários aspectos de sua cultura (local e regional) valorizando-as criticamente, enriquecendo sua vivência de cidadania.

• Valorizar a preservação do meio ambiente, percebendo que suas atitudes repercutem no equilíbrio ambiental e por consequência na qualidade de vida.

• Vivenciar constantemente a auto-avaliação como forma de perceber seu processo de aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades.

• Apropriar-se dos conteúdos das áreas de conhecimento específico do segmento, desenvolvendo uma postura investigativa e curiosa, sempre em busca de novos conhecimentos.

A ação educativa terá como ponto de partida os conhecimentos que o aluno já possui, ampliando-os e organizando-os num processo de construção visando a sua socialização.

A fim de possibilitar às crianças um ambiente onde elas possam pesquisar e expressar os temas geradores que desejam abordar nos projetos, o educador, desde o início do ano letivo, organiza o espaço pedagógico (a sala de aula, demais espaços da escola, e outros espaços que a comunidade possa oferecer), proporcionando diversas experiências às crianças. Afinal, os temas não surgirão apenas da “espontaneidade” das crianças, mas de sua interação com um meio ambiente rico e estimulante. Denominamos esta organização do espaço pedagógico de rotina, e consideramos que, dentre inúmeras possibilidades, a rotina deve oferecer às crianças momentos onde elas possam desenvolver as seguintes atividades sugeridas: • Momento de Oração • Hora da História • Artes • Hora do Lanche/Higiene • Atividades Extraclasses • Inglês • Hora da Culinária • Laboratório de Informática • Atividades de Musicalidade • Atividades de Pesquisa • Momento de Literatura • Atividades de Grupo • Atividades de Casa

As turmas do Ensino Fundamental I compõem o turno da tarde, tendo um espaço apropriado com sala de artes, laboratório de ciências, laboratório de informática.


 
A escola comunga sua filosofia com a dos quatro pilares fundamentais da educação, que são: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser.
30 de março de 2020

Mãos à obra!

20
28 de março de 2020

“E a vida sempre tem razão”

27 de março de 2020

Vamos nos conectar!

Mesmo a distância, temos a oportunidade de unir ainda mais a família CARMO, fortalecendo a nossa conexão. Adaptar essa rotina de estudos é um desafio que vamos encarar juntos, e para seguir o nosso projeto de educação evangelizadora, contamos com a parceria dos pais e […]
26 de março de 2020

Estrutura

26 de março de 2020

Aviso

24 de março de 2020

Atenção!

11 de março de 2020

Painel interativo

Um espaço democrático para exposição de ideias seja de professores ou de alunos. Esse é objetivo do nosso Painel Interativo. A ideia é simples: um quadro de fórmica com rodinhas e canetas apropriadas serve como ferramenta para acolher informações. Desde o avanço do Corona Vírus, […]
9 de março de 2020

Literatura no 5º ano

Os alunos do 5º ano do Fundamental Anos Iniciais passaram por uma experiência divertida durante a aplicação da disciplina de Literatura. Conforme previsto na primeira unidade do livro didático Bernoulli, foi apresentada a modalidade de Contos de Fadas. A Professora Renata dos Anjos, para dinamizar […]
4 de março de 2020

Semana Madre Maria das Neves

A vida de Madre Maria das Neves está sendo mostrada aos alunos do Colégio CARMO nesta semana. Os professores de Ensino Religioso, Elisa Costa e Leonardo Ferreira, juntamente com o professor de história, Claudenilson da Silva, conduzem suas respectivas turmas dos segmentos de Educação Fundamental […]
27 de fevereiro de 2020

Reunião de pais do 1º ano

A professora Viviane Leal, a diretora Claudia Guarilha e a coordenadora pedagógica Sandra Telles receberam no CARMO os pais dos alunos da turma de 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Em pauta, informações relevantes sobre as técnicas que serão colocadas em prática visando o […]