Ensino Fundamental I


Objetivos gerais

O Ensino Fundamental I destina-se às crianças na faixa etária dos 06 aos 10 anos em que os objetivos estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e de valores e atitudes positivos de convivência com o outro, assim como nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios.

Além das disciplinas da Base Comum Nacional (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física), a escola oferece o Ensino Religioso, Música e Inglês.

As turmas que compõem o Ensino Fundamental I funcionam no turno da tarde, tendo um espaço apropriado com Sala de Artes, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática e Sala de Multimídia.

O Ensino Fundamental I é organizado em cinco períodos: • 1º ano – crianças com 06 anos completos até 31 de março (Segundo a Legislação Vigente), 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano.

A carga horária oferecida é de 4h30 por dia, de segunda à sexta-feira. As aulas têm início às 13h e término às 17h30.

O Ensino Fundamental I tem como objetivo:

• Reconhecer-se como um ser individual capaz de construir sua própria identidade.

• Identificar-se no grupo percebendo suas ações, as diferenças individuais e as várias opiniões, observando as regras de convivência.

• Participar das atividades promovidas pela comunidade escolar.

• Respeitar e preservar os diferentes espaços de uso comum do colégio.

• Resolver situações de conflitos buscando agir de forma coerente com as normas de convivência escolar.

• Comportar-se de acordo com atitudes e valores estabelecidos como ponto de referência de um convívio escolar produtivo, democrático e reflexivo, baseado na generosidade e na justiça.

• Comunicar-se e expressar-se utilizando formas adequadas e recursos expressivos e típicos das diferentes linguagens: oral, escrita, musical, plástica.

• Compreender noções relativas ao sistema lógico-matemático, utilizando-as para resolução de problemas e desafios.

• Reconhecer os vários aspectos de sua cultura (local e regional) valorizando-as criticamente, enriquecendo sua vivência de cidadania.

• Valorizar a preservação do meio ambiente, percebendo que suas atitudes repercutem no equilíbrio ambiental e por consequência na qualidade de vida.

• Vivenciar constantemente a auto-avaliação como forma de perceber seu processo de aprendizagem, suas potencialidades e dificuldades.

• Apropriar-se dos conteúdos das áreas de conhecimento específico do segmento, desenvolvendo uma postura investigativa e curiosa, sempre em busca de novos conhecimentos.

A ação educativa terá como ponto de partida os conhecimentos que o aluno já possui, ampliando-os e organizando-os num processo de construção visando a sua socialização.

A fim de possibilitar às crianças um ambiente onde elas possam pesquisar e expressar os temas geradores que desejam abordar nos projetos, o educador, desde o início do ano letivo, organiza o espaço pedagógico (a sala de aula, demais espaços da escola, e outros espaços que a comunidade possa oferecer), proporcionando diversas experiências às crianças. Afinal, os temas não surgirão apenas da “espontaneidade” das crianças, mas de sua interação com um meio ambiente rico e estimulante. Denominamos esta organização do espaço pedagógico de rotina, e consideramos que, dentre inúmeras possibilidades, a rotina deve oferecer às crianças momentos onde elas possam desenvolver as seguintes atividades sugeridas: • Momento de Oração • Hora da História • Artes • Hora do Lanche/Higiene • Atividades Extraclasses • Inglês • Hora da Culinária • Laboratório de Informática • Atividades de Musicalidade • Atividades de Pesquisa • Momento de Literatura • Atividades de Grupo • Atividades de Casa

As turmas do Ensino Fundamental I compõem o turno da tarde, tendo um espaço apropriado com sala de artes, laboratório de ciências, laboratório de informática.


 
A escola comunga sua filosofia com a dos quatro pilares fundamentais da educação, que são: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser.
11 de outubro de 2019

Abelhas

Para homenagear as abelhas e a primavera na Aula de Arte, a turma do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais criou abelhas utilizando CDs e DVDs como matéria prima. O resultado você confere nas fotos.
7 de outubro de 2019

Jogos – Terceira semana

7 de outubro de 2019

Dia da Bíblia

Para comemorar o Dia da Bíblia (30 de setembro) e encerrar as atividades do mês dedicado às Sagradas Escrituras, a Professora Elisa Costa, de Ensino Religioso, levou as turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para atividade no Recanto do Cuidado. Depois de ouvir um […]
1 de outubro de 2019

Segunda semana de Jogos Internos

Passamos pela segunda semana de competições nos Jogos Internos do Carmo. As disputas são realizadas dentro das próprias turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, que foram divididas em dois times mistos. Seguem as provas de corridas de velocidade individual e por revezamento, futsal, queimado, ‘basquetinho’, […]
24 de setembro de 2019

Integração entre segmentos

Depois de trabalhar o “Texto na Lata” com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, a professoras Charllot Moura, sob supervisão da coordenadora pedagógica Sandra Telles, promoveu uma integração com a turma do Pré II da Educação Infantil. O aluno Arthur foi designado para […]
23 de setembro de 2019

Começaram os jogos internos do CARMO 2019

Foram iniciados no 17 de setembro os Jogos Internos do Carmo. As competições envolvem os alunos do Ensino Fundamental I. As provas são disputadas dentro de cada uma das turmas, divididas em times mistos ‘azul’ e ‘vermelho’. O evento segue durante o mês de setembro. […]
18 de setembro de 2019

Mostra Cultural é sucesso

Tendo como base o tema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e Políticas Públicas – ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça – Is 1, 27’”, o Colégio Nossa Senhora do CARMO – Teresópolis – realizou no último dia 14 de setembro a sua […]
18 de setembro de 2019

Primeiro ano estuda dezenas e unidades

Utilizando os recursos da Sala de Matemática do Colégio Nossa Senhora do CARMO – Teresópolis – a professora Viviane Leal apresentou aos alunos do 1º ano do Fundamental – Anos Iniciais – o Quadro Valor de Lugar (QVL). A atividade serviu para dinamizar o ensino […]
10 de setembro de 2019

Aprendendo sobre a letra ‘M’ antes das consoantes

Como forma de facilitar a fixação de conteúdo de forma criativa, a Professora Viviane Leal  incentivou seus alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do CARMO com dinâmica utilizando caixa de bombom e músicas para ensinar a regra que, antes do ‘P’ e do ‘B’, […]
4 de setembro de 2019

Festa da Família

Em clima cinematográfico, aconteceu no dia 10 de agosto, a versão 2019 da Festa da Família do Colégio Nossa Senhora do CARMO – Teresópolis. A premiação do Oscar foi o tema escolhido para as performances dos alunos, que esbanjaram talento e criatividade nas coreografias cuidadosamente […]