Institucional


Sobre o Colégio Nossa Senhora do Carmo

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência nasceu em 02 de dezembro de 1899. Uma vida centenária de muitas realizações. Cada década está marcada por sonhos e superações dos desafios sempre presentes na história de uma Instituição.

No ano de 1912 foi fundada a primeira escola orientada pelas Irmãs. Foi a ousadia do primeiro grupo que mostrou o quanto é importante se aventurar na sublime missão de educar. Dizia Madre Bernadete:

“A função dessa obra é instruir e formar cristãos conscientes e participativos na sociedade”

Recordamos com gratidão a iniciativa da fundadora, Madre Maria das Neves. Ela viveu poucos anos após a fundação, mas deixou-nos Madre Bernadete que cultivou e ampliou o campo de missão do pequeno grupo de Irmãs.

entrada_carmo

Vale também para hoje a visão educacional da Madre Bernadete ao criar o primeiro colégio na cidade mineira de Cataguases. Sua intenção era abrir espaços para a vivência evangélica da partilha feita com alegria e simplicidade. O testemunho de muitas alunas que passaram por nossas escolas é de que o Carmo é lugar de acolhida, de fraternidade e de conhecimento. Durante os longos anos os espaços se multiplicaram e abriram as portas para inúmeras famílias ajudando na formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos.



Nossa Filosofia

O Colégio Nossa Senhora do Carmo, é uma escola confessional católica que vivendo os ideais de Madre Maria das Neves – fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, quer ser instrumento de ajuda na formação de pessoas que assumam responsabilidades individuais e sociais, na edificação de uma sociedade justa, fraterna, democrática e pluralista, baseada nos valores evangélicos e na dignidade da pessoa humana, favorecendo assim, o crescimento do Reino de Deus.

Esta Instituição que em sua organização privilegia os princípios da participação, da autonomia dos setores e da articulação entre vários grupos, tem características Carmelitanas de simplicidade, acolhimento e alegria os eixos fundamentais das relações interpessoais.

A ação educativa do nosso colégio, emana, portanto de uma visão cristã, humanística e libertadora que deseja colaborar na formação de pessoas agentes de seu próprio destino, mais sensíveis, mais despertas e que sintam, ampliando as dimensões do seu ser e de seu agir, a vontade permanente de participação, de colaboração e de comunhão.

Nossa História

O Colégio Nossa Senhora do Carmo teve uma longa preparação para sua fundação. Nasceu de uma iniciativa do Dr. José de Carvalho Janotti que, pensando em melhorar as condições da cidade de Teresópolis, desejava abrir aqui mais uma instituição destinada à educação da infância e da juventude.

Este fato se deu em 01 de julho de 1960, uma vez que, o Dr. José de Carvalho Janotti, então Deputado Estadual, num intercâmbio com o Sr. Omar Duarte de Magalhães, Prefeito local e a Câmara Municipal, pode concretizar a realização deste projeto, com a doação de uma casa, graças a larga visão do Prefeito e a operosidade das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, tudo foi se concretizando.

E assim, no dia 06 de julho de 1960, aniversário da cidade, com uma Celebração Eucarística, foi inaugurada a Fundação Nossa Senhora do Carmo com a presença de várias autoridades da cidade. No dia 01 de agosto de 1961, iniciaram-se as aulas com 27 alunos matriculados no então Jardim de Infância.

Em 1962 a Fundação Nossa Senhora do Carmo passou a chamar-se Ginásio Nossa Senhora do Carmo, iniciando-se também 1ª Série Ginasial e ainda todas as turmas do Curso Primário.

Em 1966, foi aprovado, pela Secretaria de Educação o funcionamento do Curso Normal e o Ginásio Nossa Senhora do Carmo passou a ser chamado Colégio Normal Nossa Senhora do Carmo. Em fevereiro de 1967 voltou a chamar-se Colégio Nossa Senhora do Carmo.

O Colégio está sob a responsabilidade e orientação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, que contam com a colaboração de uma excelente Equipe Pedagógica, quadro de eficientes Professores e Auxiliares.

Seu objetivo principal é oferecer elementos para a formação de uma consciência crítica nos alunos, a fim de capacitá-los para serem agentes de transformação e construção de uma sociedade nova, mais humana, mais fraterna e mais cristã.

Por isso se esforça em ajustar-se às orientações pastorais da Igreja e vem tentando aplicar uma educação centrada na pessoa do aluno acima das estruturas e regulamentos.

Funcionando em dois turnos, o colégio oferece os cursos de: Educação Infantil, Ensino Fundamental(de 1º ao 9º ano) e Ensino Médio.

O Colégio Nossa Senhora do Carmo, é na opinião dos pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas, uma continuação da família, onde predominam a simplicidade, o acolhimento e a alegria.


 
Minhas filhas a vida é curta. Vivamos com a consciência tranquila e teremos o céu perto de nós. Madre Maria das Neves