Educação Infantil


Objetivos gerais

A Educação Infantil destina-se às crianças na faixa etária de dois até os seis anos de vida e tem como objetivo principal promover o bem estar da criança e seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, ampliando suas experiências, estimulando o interesse pelo processo de conhecimento e oportunizando a formação de laços afetivos, através da socialização e da interação.

O colégio adota, como organização do trabalho pedagógico, os temas geradores em consonância e aliados aos quatro pilares fundamentais da educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser.

A fim de possibilitar às crianças um ambiente onde elas possam pesquisar e expressar os temas geradores que desejam abordar nos projetos, o educador, desde o início do ano letivo, organiza o espaço pedagógico (a sala de aula e demais ambientes da escola), proporcionando diversas experiências às crianças. Afinal, os temas não surgirão apenas da “espontaneidade” das crianças, mas de sua interação com um meio ambiente rico e estimulante. Esta organização do espaço pedagógico se chama rotina e, dentre inúmeras possibilidades, deve oferecer às crianças momentos onde possam desenvolver as seguintes atividades sugeridas: Oração, Hora da Atividade, Artes, Hora da Brincadeira, Hora do Lanche, Hora da Higiene, Hora da Culinária, Hora da Fruta, Informática e Momentos de Literatura.

Os educadores da Educação Infantil realizam um trabalho contextualizado e lúdico em todas as áreas. Os alunos constroem noções básicas que possibilitam a formação de conceitos nas áreas de Linguagens, Natureza e Sociedades, Artes, Inglês, Psicomotricidade.

As turmas de Educação Infantil compõem o turno da tarde, tendo um espaço exclusivo e apropriado com Sala de Artes, Brinquedoteca, Fraldário e Refeitório.

A organização é feita em quatro períodos*:

Maternal I – crianças com 02 anos completos até 31 de março

Maternal II – crianças de 03 anos completos até 31 de março

Pré I – crianças de 04 anos completos até 31 de março

Pré II – crianças de 05 anos completos até 31 de março

* (Segundo a Legislação vigente)

A carga horária oferecida é de 4h30 por dia de segunda a sexta-feira. As aulas têm início às 13h e término às 17h30.

A avaliação faz-se sob forma de relatórios bimestrais. Não são usadas notas e nem conceitos neste segmento, uma vez que, nesta fase, o ensino não tem caráter reprobatório. Esta avaliação, não é uma avaliação final, pontual, retratando um único momento da criança, mas uma avaliação processual, que, entretanto, é registrada periodicamente.


 
O colégio adota, como organização do trabalho pedagógico, os temas geradores em consonância e aliados aos quatro pilares fundamentais da educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser.
5 de dezembro de 2019

Apresentações encerram atividades da Educação Infantil

Os alunos da Educação Infantil do CARMO (Jardim, Pré I e Pré II) encerram suas atividades no ano letivo de 2019 com uma apresentação de música e dança para seus pais e responsáveis. Clássicos Natalinos fizeram parte do repertório escolhido para a noite de festa.
5 de dezembro de 2019

Educação Infantil encerra atividades

O último dia letivo dos alunos da Educação Infantil (Jardim, Pré I e Pré II) foi de festa. As crianças foram autorizadas a vestir fantasias e participaram do lanche compartilhado. Antes, as professoras conduziram um momento de oração, agradecendo a Deus pelo ano letivo e […]
4 de dezembro de 2019

Cantata na Prefeitura – reportagem em vídeo

3 de dezembro de 2019

Pais da Educação Infantil recebem portfólios

Os trabalhos manuais e atividades realizadas pelos alunos da Educação Infantil durante todo o ano letivo foram organizados em portfólios e entregues pelas professoras às respectivas famílias. É hora de ver a evolução de cada criança desde o primeiro dia de aula até as atividades […]
3 de dezembro de 2019

Cantata de Natal ganha destaque no site da Prefeitura

Cantata com Coral do Colégio N. Srª do Carmo encanta público no ‘Teresópolis Terra de Luz – Natal 2019’
3 de dezembro de 2019

Premiação no Futsal

Os alunos do Colégio CARMO que participam da Escolinha de Futsal do Professor Hermínio Harre participaram do encerramento das atividades no ano. Cada atleta recebeu uma medalha e um certificado por conta do foco e da determinação mostrados durante as aulas.
3 de dezembro de 2019

Cantata na Prefeitura

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio CARMO fizeram mais uma Cantata de Natal. Desta vez o palco dos nossos artistas foi o hall do Palácio Thereza Christina, sede da Prefeitura de Teresópolis. A apresentação, dirigida pelo Professor Victor […]
2 de dezembro de 2019

Chegada do Papai Noel

Os alunos do 2º turno do CARMO – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais – receberam a visita do Papai Noel. O Bom Velhinho chegou no dia 29/11 no Ginásio do Colégio, onde era aguardando ansiosamente pelas crianças. Cada uma delas recebeu um presente […]
27 de novembro de 2019

Ballet e Banda fecham atividades com apresentação

Finalizando as atividades do ano de 2019, os alunos que compõem a nossa banda participaram de uma apresentação nesta terça-feira, 26/11. A noite também foi festiva para as meninas do ballet, que se apresentaram no Ginásio.
25 de novembro de 2019

Cantata de Natal na Matriz

A Igreja Matriz de Santa Teresa, no centro de Teresópolis, foi o palco para nossos alunos na Cantata de Natal. Sob a batuta do Professor Victor Ricciardi, que leciona música, as crianças apresentaram canções como a versão brasileira do clássico “Halleluja” de Leonard Cohen. e […]