Regulamento da Feira de Ciências 2024

Feira de Ciências – 2024

REGULAMENTO

“UMA VIAGEM NO TEMPO CIENTÍFICO:

RETROSPECTIVAS E ANTECIPAÇÃO PARA O AMANHÔ

“Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passará.

Tudo o que se vê não é

Igual ao que a gente viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no mundo.” (Lulu Santos)

 

  1. APRESENTAÇÃO

A Feira de Ciências do Colégio Nossa Senhora do Carmo: “UMA VIAGEM NO TEMPO CIENTÍFICO: RETROSPECTIVAS E ANTECIPAÇÃO PARA O AMANHÔ. O tema proporciona uma viagem ao tempo científico que nos convida a explorar retrospectivas de descobertas científicas que moldaram nosso entendimento do mundo e, ao mesmo tempo, nos desafia a contemplar as expectativas para o futuro da ciência.

O evento acontecerá no dia 26 de outubro. O desenvolvimento dos trabalhos será no decorrer do ano letivo.

Sabemos que uma das finalidades da educação é contribuir para a formação integral do aluno. A feira de ciências possibilita o entendimento do aluno como ser humano dentro do Universo, do espaço, da vida e de suas relações. A exposição dos trabalhos é uma maneira diferente de contextualizar e expor ideias, driblando a rotina e exercitando a criatividade.

Os alunos terão a oportunidade de atuar diretamente sobre o objeto da aprendizagem, por meio da observação, experimentação, comparação e estabelecimento de relações entre teoria e prática. Além disso, a feira de ciências possibilita a mobilização dos alunos, a fim de valorizar o conhecimento científico, desenvolver a investigação, assim como habilidades e competências.

 

  1. JUSTIFICATIVA

O tema “Viagem no Tempo Científico: Retrospectivas e Antecipações para o Amanhã” busca explorar a fascinante ideia de viajar no tempo, tanto olhando para trás e refletindo sobre marcos  científicos e avanços históricos, quanto antecipando possíveis inovações e descobertas futuras. O objetivo é promover o entendimento das conquistas passadas e inspirar a curiosidade sobre as possibilidades que o futuro reserva por meio da ciência.

A exposição abordará avanços científicos, tecnológicos notáveis, teorias relacionadas à viagem no tempo, e especulações sobre como a ciência pode moldar o amanhã, incentivando a imaginação e a paixão pelo conhecimento científico.

 

  1. OBJETIVOS
  2. Favorecer o avanço no processo de aprendizagem de diferentes naturezas e em diferentes campos do conhecimento. O mais importante é que os estudantes se reconheçam não como meros consumidores de conhecimento, mas como sujeitos capazes de produzi-los também.
  3. Oportunizar iniciativas voltadas à sensibilidade ecológica, à construção do caráter, ao comprometimento cívico e ao cultivo da mentalidade e atitude empreendedora.
  4. Proporcionar discussões e debates acerca dos temas contemplados no Projeto.
  5. Incentivar a troca de experiências entre a comunidade escolar.
  6. Sensibilizar e promover a consciência do desenvolvimento sustentável.
  7. Buscar a interdisciplinaridade, realizando desta forma conexão entre o conteúdo de sala de aula e aplicação prática.
  8. Construir conhecimento consciente e reflexivo sobre os assuntos propostos.
  9. Compartilhar saberes e desenvolver pensamento crítico.
  10. Construir e desenvolver competências e habilidades necessárias ao século XXI, aumentando assim a chance do estudante estar mais bem preparado para o mercado de trabalho.
  11. Aumentar a participação de alunos e professores, mantendo contato assim com o que há de mais novo em pesquisa.
  12. Desenvolver em cada estudante habilidades que serão fundamentais para seu futuro, como por exemplo: Criatividade e Expressão. Imaginação. Inovação. Espírito científico e colaborativo.
  13. Comunicação. Autonomia, adaptabilidade e flexibilidade. Capacidade de lidar com diversas situações.

 

  1. METODOLOGIA
  • Baseada em projetos de pesquisa: trabalho escrito, construção de diário de bordo, elaboração do banner: envolve a seleção cuidadosa de informações-chave, gráficos, imagens e textos concisos para transmitir uma mensagem clara e atrativa.
  • Metodologia Steam visa trazer uma nova abordagem de aprendizagem, que preza pela multidisciplinaridade em sala de aula.
  • As orientações de como desenvolver e elaborar os trabalhos, formatação estarão disponíveis na plataforma do Bernoulli.

 

  1. COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO
  • Somente poderão ser apresentados trabalhos em grupos, com 4 a 6 integrantes.
  • Após a inscrição, os grupos não poderão receber novos integrantes.
  • : os alunos da 3ª série do Ensino Médio não participarão na elaboração e apresentação dos de projetos. Farão parte do processo avaliativo na apresentação e exposição no dia da Feira.

 

  1. ÁREAS ENVOLVIDAS
  • Matemática e Ciências da Natureza e Tecnologia.

 

  1. ABRANGÊNCIA
  • Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio
  • Deverão atender às regras desse regulamento os alunos e os professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

 

  1. PARTICIPAÇÃO:
  • Os Projetos de Pesquisa serão orientados pelos professores responsáveis e serão avaliados mediante a apresentação do projeto apresentado e trabalho expositivo.
  • Os alunos deverão respeitar as regras de desenvolvimento do trabalho explicitadas neste regulamento.
  • A participação é obrigatória.

 

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS:
  • Os trabalhos da feira de ciências serão desenvolvidos nos três primeiros bimestres com a exposição dos trabalhos no 4ºbimestre.
  DATAS TAREFAS
1º BIMESTRE

(3 pontos)

Até 08/03 ·         Organização dos grupos (de 4 a 6 integrantes)

·         Divulgação do regulamento para os responsáveis e alunos.

11 a 15/03 ·         Orientação sobre as etapas de avaliação da feira.

·         Entrega das orientações do diário de bordo (Impresso).

·         Divulgação do concurso para escolha da mascote da feira de ciências

01 a 05/ 04 Entrega do diário de bordo para os professores orientadores.
Até 12/04 Diário de bordo- construção: discursão de ideias, levantamento de dados, pesquisa, elaboração e definição do tema, da organização e cronograma da execução.
08 a 12/04 Divulgação das notas dos professores responsáveis de cada turma para a coordenação pedagógica.
2º BIMESTRE

(3 pontos)

06 a 09/05 ·         Orientações para a segunda etapa do trabalho.

·         Orientações para a construção da parte escrita do trabalho.

·         Disponibilizar para as turmas o modelo do trabalho escrito.

17 a 21/06 ·         Entrega do diário de bordo e da primeira etapa do trabalho escrito:

·         Construção: relato da iniciação do trabalho escrito (experiência, pesquisa).

·         Do trabalho escrito: Introdução e justificativa, objetivo Geral.

·         Inscrição para feira de ciências.

01 a 05/ 06 Concurso – Símbolo para a Feira de ciências
08 a 12/07 Divulgação das notas dos professores responsáveis de cada turma para a coordenação.
3º BIM.

(3 pontos)

05 a 09/08 Orientações para a terceira etapa do trabalho.
02 a 09/09 Entrega do diário de bordo e da terceira etapa do trabalho escrito.

·         Registro das reuniões de grupo, decisões e ilustrações por meio de fotos das etapas/atividades registradas.

Até 13/09 ·         Metodologia. Desenvolvimento, Conclusão. (Proposta de intervenção), Referências Bibliográficas. entrega a prévia da parte escrita.
09 a 13/09 Divulgação das notas dos professores responsáveis de cada turma para a coordenação pedagógica.
4º BIM.

(3 pontos)

01 a 05/10 ·         Orientações para a quarta etapa do trabalho.
Até 09/10 ·         Entrega da parte escrita – trabalho final.
26/10 ·         Apresentação dos trabalhos (Feira de ciências).
17 a 22/11 Divulgação das notas dos professores responsáveis de cada turma para a coordenação.
  1. DA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS
  • O projeto dos grupos deverá contemplar um ou mais componentes curriculares.
  • Cada professor, para quem o trabalho seja apresentado, ficará responsável por coordenar, orientar e avaliar os grupos de pesquisa.
  • Todos os alunos deverão participar da Feira a título de composição de notas nos componentes de Ciências da Natureza e Matemática.
  • A elaboração dos projetos assim como desenvolvimento e realização de todo o trabalho é de responsabilidade do aluno.
  1. DA APRESENTAÇÂO DO TRABALHO
  • Os trabalhos serão apresentados exclusivamente em estandes.
  • Os trabalhos nos estandes serão apresentados das 8h às 12h30. Durante todo o período deverá permanecer junto ao trabalho pelo menos 01 (um) professor responsável.
  • Os alunos deverão trajar o uniforme do colégio ou camiseta de acordo com o tema do trabalho, contendo o logo do colégio.
  • A distribuição dos estandes ficará sob a responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora do evento e as instalações serão feitas no dia 23/10/24.
  • Nenhum trabalho deverá permanecer no local da exposição após o encerramento do evento.
  • Os expositores de cada stand serão responsáveis pelo recolhimento do lixo produzido.
  • Na apresentação e montagem não será permitido a presença de convidados e familiares dentro dos estandes. Somente aluno do colégio.
  • Todos os estandes serão identificados com uma placa de modelo padrão contendo o nome dos alunos, professor(a) responsável, ano/série e o tema.
  • Os alunos deverão organizar os cartazes de forma clara e objetiva para expor os trabalhos. Os alunos poderão optar pela elaboração do banner (opcional) no modelo padrão do colégio (anexo). Com a opção do  banner não há necessidade de cartazes.
  1. DA ELABORAÇÃO DO DIÁRIO DE BORDO
  • O diário de bordo faz parte da avaliação.
  • A não entrega do mesmo será considerado nota zero.
  • A elaboração do diário de bordo deverá seguir as orientações entregues pelo professor responsável (em anexo).
  1. DAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO ESCRITO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
  • A ordem de pesquisa será orientada pelo(a) professor(a) responsável.
  • O trabalho escrito faz parte da avaliação.
  • A não entrega do mesmo será considerado nota zero.
  • A elaboração do trabalho de pesquisa deverá seguir as orientações entregues pelo professor orientador (em anexo).
  1. MONTAGEM – dias 24 e 25
  • Estandes: – distribuídos conforme o layout da quadra (estipulado pela comissão organizadora)
  • Os trabalhos serão apresentados somente na quadra do colégio – cada grupo terá seu stand.
  • Não será permito a entrada de pais para decorar, montar os trabalhos nos estandes. A montagem será por conta de cada grupo de alunos. Caso contrário será descontado ponto na nota do trabalho.
  • No layout estão os números correspondentes aos grupos de trabalhos.
  • Para cada grupo serão liberadas DUAS MESAS E DUAS CADEIRAS (no caso de estandes).
  • Horário da Montagem: das 7h20 às 14h – turno da manhã.
  1. DOS OS EQUIPAMENTOS E OS MATERIAIS
  • Dos equipamentos e os materiais necessários para a apresentação dos trabalhos são de responsabilidade dos alunos e/ou grupos, inclusive materiais eletroeletrônicos.
  • A escola disponibilizará apenas equipamentos e material físico necessário para a apresentação dos trabalhos, tais como cadeiras, mesas, cavaletes, carteiras (conforme solicitado na ficha de inscrição – entregue pelos professores responsáveis).
  • Não serão disponibilizados materiais e equipamentos que não constam na ficha de inscrição.
  1. ABERTURA
  • Da abertura oficial da Feira de Ciências no dia 26 de outubro, às 8h30, na quadra, com as apresentações e exposição dos trabalhos, pelos alunos, sob supervisão dos professores.

 

  1. AVALIAÇÃO

Avaliação será computada na Avaliação I de cada bimestre. Serão considerados os critérios de avaliação:

  • No trabalho escrito/diário de bordo: 3 pontos (durante o desenvolvimento do trabalho)
  1. Desenvolvimento:
  2. Conteúdo:
  3. Contexto e contextualização:
  4. Coerência:
  5. Organização:
  6. Autoria:
  • Na apresentação: 3 pontos (no dia da apresentação)
  1. Domínio de Conteúdo/tema
  2. Contexto e contextualização
  3. Engajamento
  4. Argumentação
  5. Organização e interação do grupo:
  6. Criatividade
  7. Objetividade na apresentação dos expositores.
  • A avaliação dos trabalhos será realizada de forma presencial durante o desenvolvimento do projeto e apresentação e exposição na feira, em qualquer horário dentro do previsto para a realização da mesma. Cada trabalho será avaliado pelo grupo de professores avaliadores, seguindo os critérios da Ficha de Avaliação.
  • O aluno para ter direito à avaliação, na totalidade dos pontos combinados com o professor, deverá, obrigatoriamente, participar de todas as etapas do trabalho, inclusive comparecer no dia 26/10/24 para apresentá-lo à comunidade educativa, em sistema de rodízio, se for o caso.
  • Caso isso não ocorra, o aluno só contará com os pontos atribuídos às etapas das quais tenha participado ou conforme determinação dos professores e combinado com os alunos.
  • Os alunos que não entregarem seus trabalhos nas datas marcadas para avaliação terão sua nota comprometida. Não haverá flexibilidade de datas, a menos que a necessidade seja por motivo de saúde e comprovado por atestado médico.
  • A nota obtida pelo aluno valerá para os componentes curriculares envolvidos na área de Ciências da Natureza e Matemática o projeto apresentado, ou seja, o aluno que fizer o trabalho para Química, por exemplo, terá a mesma nota em Biologia, Matemática, Física e Ciências.

 

  1. DA SEGURANÇA
  • É proibido toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas ou do espaço físico.
  • É proibido toda e qualquer atividade que envolva crueldade com animais, bem como experimentos com organismos vivos (exceto plantas, bactérias e fungos), órgãos ou tecidos de animais, substâncias toxicas ou de uso controlado, materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros que possam provocar ferimentos), quaisquer sistemas que produzam som acima de 80dB.
  • São proibidas fotografias ou quaisquer outras formas de registro/apresentação visual ofensivas ao direito à dignidade humana.
  1. COMISSÃO ORGANIZADORA
  • Professoras Natalia Lack, Elaine Pacheco, coordenação Pedagógica Ana Clara M. Coutinho.

 

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS
  • Casos omissos a este regulamento poderão ser analisados pela equipe diretiva e comissão organizadora.

 

  1. DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS
Turma Professor(a) responsável Subtemas(elaborados pelos grupos de alunos)
6º ano EF Natalia/Luana  
7º ano EF Elaine/Felipe  
8º ano EF Elaine /Luana  
9º ano EF Felipe/ Natalia  
1ª série Erica/Juliana  
2ª série Erica/Juliana  
3ª série Elaine/Juliana  
  1. Os subtemas serão entregues para os professores até o dia com um resumo para fazer as divulgações nas redes sociais.
  2. Os professores deverão entregar para a coordenação pedagógica as fichas de inscrição dos trabalhos devidamente preenchidas até o dia 30/09.

 

  1. DO CONCURSO DO SÍMBOLO
  • A mascote será criada nas aulas de Artes sob a responsabilidade da professora Argélia Mendes – Arte.
  • A apresentação da proposta para os alunos será no decorrer dos meses de março.
  • O concurso dos desenhos do símbolo acontecerá no dia 05/06.
  • Os desenhos serão expostos para a votação da comunidade educativa. Ganhará o concurso o símbolo que representa o tema da Feira de Ciências.
  1. ANEXOS:
  • ANEXO I

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO BANNER

  • ANEXO II

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO ESCRITO

  • ANEXO III

FICHA DE INSCRIÇÃO

  • ANEXO IV

DIÁRIO DE BORDO COMO FAZER?

 

Equipe pedagógica /fevereiro 2024.

 

 

ANEXO I

FEIRA DE CIÊNCIAS CARMO 2024

“UMA VIAGEM NO TEMPO CIENTÍFICO: RETROSPECTIVAS E ANTECIPAÇÃO PARA O AMANHÔ

 

Este tema nos convida a explorar retrospectivas de descobertas científicas que moldaram nosso entendimento do mundo e, ao mesmo tempo, nos desafia a contemplar as expectativas para o futuro da ciência.

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO BANNER

O que é um banner de pesquisa científica?

O Banner é um tipo de trabalho científico que tem como objetivo apresentar de forma clara, objetiva e sucinta os resultados completos ou parciais de uma pesquisa

Vamos ver um pouco sobre a elaboração do banner:

  1. A Principal função do banner é produzir informações e dados relevantes da pesquisa.
  2. Os elementos que compões um banner são:
  3. Nome da Instituição onde foi desenvolvida a pesquisa.
  4. Localização da instituição (município estado, país).
  5. Autor (es) – Sempre citados a partir do sobrenome (Ex.: SILVA, Marcos André.).
  6. Conteúdo (Introdução, metodologia resultados e considerações finais).
  7. Referências (fontes bibliográficas) somente as principais, ou seja, aquelas citadas no texto e em tamanho de letra menor. (Seguir as normas da ABNT).
  8. Elementos básicos:
  9. Textos (Apenas o necessário para a compreensão do leitor).
  10. Dados (fluxogramas, tabelas, gráficos, diagramas, estatísticas).
  11. Imagens (desenhos, fotografias, ilustrações).
  12. Fonte: de preferência aquelas maiores e mais visíveis (sugestões: Arial Times New Roman e Calibri)
  13. Tamanho da fonte: Depende da quantidade de texto e o tamanho do banner (sugerido tamanho 30 para o texto). *Sugestão: Título = tamanho 60. Autores e instituição = tamanho 40 (itálico). Texto = tamanho 30. Referências = tamanho 20. Usar caixa alta (Maiúsculas), somente para os títulos dos itens (INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÕES, CONSIDERAÇÕES FINAIS, etc.).
  14. Texto em colunas: Quando optar por separar o texto do banner em colunas sugerimos no máximo 3 colunas, alinhadas e texto justificado.
  15. Espaçamento entre as linhas 1,5 (mas dependerá da quantidade de texto).
  16. Cuidado com figuras de fundo: CONTRASTE (dificulta a leitura, isso é muito ruim!!!). Sugestão: usar marca d’água ou desbotado. Conferir a resolução das figuras, fotos, etc., para não aparecerem com distorções.
  17. Cuidado com CORES: (nem em excesso nem em falta) quando muito colorido ou apenas monocromático, tornam a leitura cansativa.
  18. Qual o tamanho do banner? Seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o banner solicitado pela FEBIC deve ter 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.

 

 

Dicas úteis: Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores). Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura. Minimize texto, use gráficos, figuras etc. O banner é o instrumento de apresentação do seu trabalho. Ele não é o seu trabalho todo (na íntegra), mas as partes principais, os tópicos, os pontos mais importantes. Só elabore o seu banner depois que o seu trabalho estiver concluído e revisado. Depois de finalizado, não esqueça que a qualidade da impressão é fundamental para o sucesso do seu banner.

 

 

MODELO SUGESTIVO DE BANNER

 

 

 

ANEXO II

FEIRA DE CIÊNCIAS CARMO 2024

“UMA VIAGEM NO TEMPO CIENTÍFICO: RETROSPECTIVAS E ANTECIPAÇÃO PARA O AMANHÔ

 

TRABALHO ESCRITO

ITENS OBRIGATÓRIOS DESCRIÇÃO
Capa TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULAS.

Componente Curricular (informar se o trabalho é de português, espanhol, Inglês, geografia ou outros)

Nome completo, nº e série/ano do aluno.

Nome do(s) professor(s).

Nome do Colégio.

Folha de Rosto É a folha que vem logo depois da Capa.

Ela contém os elementos essenciais para identificação do trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma, turno e número) e da Nota de Apresentação.

Ex.:

Trabalho individual (ou em equipe, quando for o caso)

apresentado ao professor XXXXXXX,

Biologia, para obtenção de nota relativa ao bimestre tal.

Sumário O sumário é a listagem de todas as etapas realizadas (introdução, desenvolvimento do trabalho com os itens contidos, anexos, bibliografias e conclusão). Siga a mesma estrutura de índice de livros.

Como enumerar as folhas?

Um detalhe importante: é a partir da Introdução que as folhas são enumeradas. O número da folha pode ser escrito na parte superior, à direita, na mesma margem utilizada pelo texto, ou então, na parte de baixo, à direita ou no centro.

Mas atenção: apesar de se começar a enumeração a partir daqui a Introdução já leva o número sequencial a partir da Folha de Rosto, que é a folha número 1, embora não se escreva este número nela. Numa sequência em que se tem Folha de Rosto – Sumário – Introdução, a Introdução é, portanto, a folha de número 3.

Resumo

(em Língua Portuguesa – Língua Inglesa ou Língua Espanhola). Para o 6º ao 8º ano, somente em Português.

Conteúdo: deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais.

Conter palavras-chave, de três até cinco, separadas por ponto e vírgula.

Introdução Serve para apresentar o tema principal do trabalho ao leitor e descrever os objetivos e metodologia da pesquisa. Aqui, você deverá com suas próprias palavras, de forma clara, objetiva e concisa, apresentar o que vai abordar, ou seja, pode-se dizer que na introdução resume-se o roteiro dado pelo professor com argumentação.
Justificativa Apresente o tema, o problema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e, principalmente, sua relevância.
Objetivos Contemple qual a finalidade, e o propósito do trabalho.
Metodologia Descreva de forma sucinta as etapas do desenvolvimento de seu trabalho.
Texto

(Desenvolvimento do trabalho)

Este é o corpo do trabalho, ou seja, após a pesquisa você deverá fazer o registro, seguindo o roteiro dado pelo professor, sempre com uma linguagem clara e riqueza de detalhes. Não será aceito impressões de pesquisas de sites de busca, como, o desenvolvimento do trabalho. Aqui, você explica e argumenta o apresentado na Introdução.
Considerações Finais Consiste na apresentação dos resultados alcançados pelo trabalho, onde se retoma brevemente as principais ideias, conduzindo-as a um desfecho.

Exemplo: Esses comentários serão feitos com as próprias palavras do aluno. (explicando o que aprendeu com o trabalho, as principais dificuldades encontradas, o que mais lhe chamou a atenção na pesquisa, mencionar para que servirá em sua vida, as informações obtidas, etc).

Anexo Documentos com tabelas, quadros gráficos, desenhos, esquemas, fotos, etc.

Havendo mais de um anexo, estes devem ser enumerados sequencialmente: anexo 1, anexo2, etc.

Referência Bibliográfica Listagem em ordem alfabética, de todas as fontes de pesquisa (documentos, livros, revistas, artigos, sites: endereços da web), utilizadas pelo aluno, na elaboração de seu trabalho.
Contra Capa Folha final em branco, usada para proteção do trabalho.

 

OBSERVAÇÕES:

  • Todos os itens descritos acima serão conferidos pelos professores e, para cada item que faltar ou não estiver de acordo com o que foi estabelecido, o aluno perderá pontos no trabalho. Estes pontos serão estipulados a critério do professor responsável.
  • O trabalho que não for entregue na data estipulada pelo professor, poderá ser entregue no dia seguinte, independente se o professor estiver na escola ou não, à Direção/Coordenação. O trabalho passará a valer 50% do valor total.
  • O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra tipo Arial, tamanho 12.
  • Não serão aceitos trabalhos iguais e que tenham a mesma abordagem de pesquisa (nas mesmas turmas ou em séries diferentes).
  • O aluno, autor da proposta de trabalho, que não tiver a linha de pesquisa aceita pelo professor orientador deverá apresentar outro projeto com uma nova proposta, de acordo com a data prevista no cronograma.
  • Poderá ocorrer, o fato de pelo menos, dois grupos abordando a mesma temática, desde que esses grupos sejam de turmas diferentes e da mesma série/ano.
  • Os trabalhos deverão ser construídos respeitando as normas da Bioética, não sendo permitida a realização de experimentos que manipulem sangue, animais vivos ou dissecados.
  • Casos especiais deverão ser analisados pela comissão organizadora da Feira de Ciências.
  • Os professores deverão orientar seus alunos quanto à utilização dos gêneros orais em suas apresentações desde o início das atividades.
  • O trabalho escrito deverá ser entregue somente, impreterivelmente, ao professor responsável, na data agendada, pois a este caberá a avaliação.

 

 

 

ANEXO III

FEIRA DE CIÊNCIAS CARMO 2024

“UMA VIAGEM NO TEMPO CIENTÍFICO: RETROSPECTIVAS E ANTECIPAÇÃO PARA O AMANHÔ

 

Este tema nos convida a explorar retrospectivas de descobertas científicas que moldaram nosso entendimento do mundo e, ao mesmo tempo, nos desafia a contemplar as expectativas para o futuro da ciência.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Tema do trabalho: __________________________________________________________________ Data: __________

Professores Responsáveis: __________________________________________________________ Turma: _________

 

Nome dos alunos:
1-
2-
3-
4-
5-
6-
Objetivo do trabalho:
 
 
 
 
Resumo do trabalho:
 
 
 
 
 
 
Requisição do material/equipamento:
   
   
   
   

 

Assinatura do(s) professor(es): ________________________________________________________ Data:__________

 

 

ANEXO IV

FEIRA DE CIÊNCIAS CARMO 2024

“UMA VIAGEM NO TEMPO CIENTÍFICO: RETROSPECTIVAS E ANTECIPAÇÃO PARA O AMANHÔ

 

DIÁRIO DE BORDO COMO FAZER?

O diário de bordo deve conter o registro detalhado com datas e locais de todos os fatos, passos, investigações, descobertas, entrevistas, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.  É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador.

 

ALGUMAS DICAS:

  • Utilize folhas A4 para fazer os registros (digitado: fonte Arial, número 12).
  • Arquivar as folhas em portfólio.
  • Cada folha deverá estar numerada no canto inferior do lado direito.
  • A primeira folha como capa para identificar o nome da escola, o tema da pesquisa, o nome dos componentes, a cidade e o ano de início do projeto.
  • A segunda folha (folha de rosto) contém o título do projeto, nome do aluno e nome do professor orientador, segmento escolar e cidade e ano da pesquisa.
  • A aquisição do Diário de Bordo deve acontecer antes do início da pesquisa e os registros devem ser feitos, de preferência, no mesmo dia para que não haja esquecimento de fatos importantes.
  • No diário você poderá escrever em primeira pessoa (“eu fiz”, “nós fizemos”). Você escolhe como irá escrever.
  • Tente dedicar-se ao seu diário de bordo. Em muitos casos, “poucas páginas escritas” significam “pouco trabalho realizado”.
  • Evite espaços vazios e sempre coloque a data e título nos registros de cada dia de trabalho.
  • Ao escrever faça uma descrição rigorosa da atividade com datas e locais de onde ocorreram.
  • Se a pesquisa for feita em grupo, todos os componentes poderão escrever no diário de bordo.
  • Experimentos que não foram bem sucedidos também devem ser registrados.
  • Não se esqueça de anexar as imagens (ou fotos) demonstrando a confecção do trabalho com suas respectivas legendas.
  • Crie um cronograma para melhor organização do grupo.
  • Qualquer dúvida recorrer aos professores orientadores.

Os comentários estão encerrados.

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