Projeto de Literatura para a Educação Infantil

Desenvolver leitores de qualidade, estimular a oralidade e a capacidade de contar histórias. Esse é o objetivo do Projeto de Literatura para a Educação Infantil, que teve seu início com uma atividade de contação de histórias no Galinheiro Pedagógico de nosso colégio, supervisionada pelas professoras. A história escolhida foi “O Galinho Gripado”, da autora Denise Batista.

“Sugerimos aos responsáveis por nossos alunos que estimulem a leitura dos livros em casa, com carinho, junto às crianças, e acompanhem a realização das atividades propostas pelas professoras, incentivando a responsabilidade, a pontualidade e o entusiasmo”, explica Sandra Telles, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Funciona assim: os livros são emprestados pelo colégio com a atividade proposta às sextas-feiras, para a leitura em casa e, semanalmente, uma criança será sorteada para levar a obra para leitura e para contar a história para toda a turma. “Neste dia, ela não precisará levar o caderno com atividades, e sim preparar uma apresentação bem criativa para seus colegas, podendo fazer uso de fantasias, oferecer guloseimas para os amigos, utilizar objetos que tenham em casa que acreditem que possam encaixar na apresentação e o que mais a criatividade mandar. A ideia não é fazer a criança decorar a história, mas desenvolver nela a oralidade e a capacidade de recontar, do seu jeitinho, a história que ouviu”, complementa Sandra.

Ler histórias para uma criança desenvolve nela a capacidade de imaginar, o gosto pela leitura, a criatividade, a capacidade de interpretar e de se comunicar. E isso tudo elas encontram no Carmo!

Confira abaixo as fotos da atividade – clique sobre elas para ampliar e baixar (As fotos abrirão em uma nova aba de navegação)!

Os comentários estão encerrados.