Petúnia

Petúnia (Petunia x hybrida)

 

Reino: Plantae

Clado: angiospérmicas

Clado: eudicotiledóneas

Clado: asterídeas

Ordem: Solanales

Família: Solanaceae

Gênero: Petunia

Nome Científico: Petunia x hybrida

Nomes Populares: Petúnia-comum, Petúnia

Categoria: Flores Anuais

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado

Origem: América do Sul, Argentina

Altura: 0,1 a 0,3 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

Ciclo de Vida: Anual

 

As petúnias-comuns são plantas bastante indicadas para o regiões amenas. Apresentam um florescimento vistoso e abundante que se inicia no final do inverno e se estende pela primavera. A folhagem é delicada e macia, com folhas ovaladas e pequenas. De florescimento precoce, é uma das primeiras floríferas de jardim a ser comercializada antes do início da primavera. As flores podem ter diversas formas, são grandes e se apresentam nas cores, branca, vermelha, rosa, violeta e roxas e diversas tonalidades e combinações entre estas. Presta-se à formação de canteiros, maciços e bordaduras, assim como em vasos e floreiras conferindo romantismo e sofisticação ao jardim.

Deve ser cultivada a pleno sol em substrato bastante fértil, enriquecido com matéria orgânica, com irrigações periódicas. Aprecia o frio. Apesar de perene, deve ser tratada como anual, pois perde a beleza com o tempo. Multiplica-se por estacas, mas principalmente por sementes.

Petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. A etimologia do nome do gênero botânico ‘Petunia remete ao termo tupi-guarani grafado petum ou betum. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul.

A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. As petúnias são herbáceas anuais (Petunia x hybrida) e atingem 15 a 30 cm de altura. A planta prefere estar exposta ao Sol. Floresce na primavera e verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Seu principal pigmento é uma antocianida denominada petunidina, que tem seu nome derivado da palavra Petúnia, sendo um corante presente em algumas outras flores e frutas.

Petúnia pode ser um nome próprio de menina. Apesar de existirem muitos livros, revistas e listas de nomes próprios publicados no Brasil indicando que o significado do nome Petúnia em tupi e ou em guarani seria “flor vermelha”, múltiplas fontes históricas oferecem explicações que levam ao conceito de “tabaco”.

 

Referências:

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Petunia. Acessado em: 22 jul 2021.

Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/petunia-comum-petunia-x-hybrida.html. Acessado em: 22 jul 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *