Pera

Pera (Pyrus communis L.)

Domínio: Eukaryota

Reino: Plantae

Clado: vascular

Clado: angiospérmicas

Clado: eudicotiledóneas

Clado: rosídeas

Família: Rosaceae

Subfamília: Amygdaloideae

Tribo: Maleae

Subtribo: Malinae

Gênero: Pyrus

A pera é o fruto comestível da pereira, uma árvore do gênero Pyrus L., pertencente à família Rosaceae, e que conta com vinte variedades de espécies cultivadas em todo o mundo. A fruta pode ser consumida in natura, enlatada, em suco e desidratada.

A árvore possui tamanho médio e é nativo das regiões costeiras e temperadas da Europa, norte da África e Ásia. A madeira da pereira é muito utilizada na fabricação de instrumentos musicais e móveis de alta qualidade.

No Brasil, por exemplo, são consumidas três tipos: a Pyrus communis L., a Pyrus pyrifolia (Burm.) Nak. e a híbrida.

A pera, tal como a maçã, tem origem na Ásia, provavelmente na China, tendo sida introduzida na Europa, e espalhada massivamente pelos romanos e mais tarde por todo o mundo pelos europeus.

A produção mundial de peras no ano de 2016, de acordo com dados da FAOSTAT, foi de aproximadamente 27,3 milhões de toneladas. A China lidera como maior produtor mundial, com praticamente 71% do volume produzido no mundo.

A pera é um fruto rico em vitamina A e C, de baixo valor energético e elevado teor de água. Além disso, ela possui quantidades consideráveis de vitaminas B1, B2 e B3, sódio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.

Segundo a Embrapa, uma pera de 100g, possui cerca de 63,5 calorias, 15,1g de carboidratos, 14mg de cálcio, 13mg de fósforo, 1mg de ferro, 16mg e 132mg de sódio e potássio, respectivamente.

 

Referência:

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pera. Acessado em: 07 jul 2021.

Os comentários estão encerrados.