A quarentena é uma medida de saúde pública que envolve o isolamento social e a restrição à movimentação de pessoas sadias numa tentativa de conter surtos infecciosos em uma determinada população (Who, 2020). Essa medida, que visa à saúde, propiciou um contexto social e emocional bastante atípico durante a pandemia da Covid-19.
De livros e cadernos, passamos a usar computadores. Não temos mais uma lousa (mesmo que digital), temos slides. Não temos a sala de aula para controlar, entramos literalmente dentro das casas de nossos alunos e eles nas nossas. Temos os microfones ligados nas “lives e meetings”, vídeos ligados e desligados, com mãozinhas virtualmente levantadas. Coordenar essas novas relações entre alunos e professores nos leva a nos redescobrir.
Com isso, o grupo de Ciências da Natureza e Matemática ,propôs aos alunos do Ensino Médio o uso de uma ferramenta, o PADLET.
O padlet é uma aplicação da web que ajuda alunos e professores a construírem projetos em conjunto, permite experiências em que alunos criam seus próprios websites, também estimulam diversas habilidades e a produção de conteúdo próprio. É uma ferramenta on-line que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo inclusive de autoria própria, hiperlinks) juntamente com outras pessoas.
Com um grande painel , tendo como tema principal o Covid-19, cada turma foi estimulada a desenvolver um tema:
1ª série: As Fake news ligados ao coronavírus,
2ª série: As vacinas que estão em estudo e o
3ª série: Montou um painel ,com os números de nosso município,comparando com outras cidades do Brasil e do mundo.
O interessante é a interação gerada ,com discussões baseadas na postagem de cada aluno, isso nos leva a possibilidade de refletir de como podemos nos ajudar quando enfrentamos situações nas quais as emoções são mexidas.
Ouvir e entender o ponto de vista de todos é um processo interessante que, também promove autoconhecimento e reflexões .
Turma 211:
Fonte de consulta:
1. O USO DO PADLET NO ENSINO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA Luciane Mônica Mansano Gonçalves, Juliana Marcondes de Morais
2. UMA NOVA ESCOLA HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS PÓS-QUARENTENA TELMA PANTANO CRISTIANA CASTANHO DE ALMEIDA ROCCA