Maré Literária

Projeto Maré Literária – Entre nessa onda com a gente!

Para estudantes do 6º ao 9º ano do EF e séries do EM.

Diariamente, a Educação nos apresenta novas oportunidades e desafios. E, mesmo com o advento das novas tecnologias, a leitura continua sendo essencial no processo de ensino e de aprendizagem.

Os benefícios são variados: o leitor expande seu conhecimento sobre diversos assuntos, amplia o vocabulário, ganha repertório sociocultural, desenvolve a escrita e a capacidade de pensar por si próprio.
Dessa forma, intensificamos o exercício da leitura por meio do Projeto Maré Literária – Entre nessa onda com a gente! A meta é que cada estudante do 6º ao 9º ano do EF e da 1ª a 3ª série do EM leia um livro por mês.

A edição mais recente da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), aponta que o brasileiro tem uma média de leitura inferior a cinco livros por ano, e 30% dos entrevistados nunca comprou um livro. Dados como esses nos mostram a importância do estímulo à leitura, e mais ainda: como profissionais de Educação, sabemos que o hábito de ler afeta significativamente a formação das crianças e dos jovens.

A escola, como espaço de formação, deve movimentar iniciativas para fomentar o hábito de ler, em um processo que envolva todas as áreas do conhecimento, a família, professores e funcionários, além dos próprios alunos.

Pensando assim, iniciamos um trabalho de pesquisa e de seleção de títulos literários clássicos e contemporâneos, de gêneros variados, com participação de nossos estudantes.

As obras foram integradas à programação curricular, aproveitando as tecnologias educacionais também. E já constatamos o sucesso do Projeto! Veja alguns depoimentos:

 

O Projeto Maré Literária é uma experiência de intimidade com a leitura. É fantástico participar desse projeto. Os alunos entram em cada história como participantes, vivem as emoções e tentam desvendar os mistérios dos livros.

Professora Melissa Freitas – Língua Portuguesa e Literatura

 

 

 

 

 

No decorrer do projeto literário, tenho percebido os alunos mais animados e engajados nas aulas. A alegria das turmas do Fundamental II é contagiante.

Professora Elaine Pacheco – Biologia/Ciências

 

 

 

 

 

 

Adorei a iniciativa do projeto de leitura. Importantíssimo para nossos pequenos.

Lúcia Henena Munch – mãe do aluno Aramis Rodrigues Munch de Azevedo – 7º ano EF

 

 

 

 

 

 

É mágico ver a descoberta e a paixão dos alunos pela leitura. Os livros sugeridos pela escola estimulam os estudantes a conhecerem outras histórias, outras aventuras. Alguns alunos comentam que não gostavam de ler, e agora colecionam livros! Todos os dias, no início das aulas, eles ficam empolgados em contar sobre os livros que compraram, ou sobre as histórias que estão lendo ou que terminaram de ler. É realmente maravilhoso.

Professora Nathalia França – Língua Portuguesa e Literatura.

 

Para 2022, a meta é aumentar a quantidade de livros para cada turma. É um desafio, tanto para alunos, quanto para os professores – para alcançá-lo, o apoio de todos é inspirador. Vamos juntos?

A leitura e a arte são os alimentos de nosso corpo emocional.

Pedro Bandeira

Ana Clara M. Coutinho – Coordenadora Pedagógica EF Anos Finais e Ensino Médio

Coordenadora Pedagógica

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *