Maranta

Maranta (Ctenanthe setosa)

 

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Zingiberales

Família: Marantaceae

Gênero: Maranta

Nome Científico: Ctenanthe setosa

Nomes Populares: Maranta-cinza, Tenante

Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

Origem: América do Sul, Brasil

Altura: 0,3 a 0,9 metros

Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra

Ciclo de Vida: Perene

 

A maranta-cinza é uma folhagem ornamental, herbácea e rizomatosa, com altura entre 30 a 60 centímetros. Suas folhas são elípticas, alongadas e sustentadas por longos pecíolos pilosos que despontam diretamente do rizoma. Elas tem textura coriácea e fundo de cor verde-prateada, marcado com um singular padrão de espinha de peixe, em faixas verde-escuras, que colorem as margens também. A página inferior das folhas é arroxeado de maneira uniforme. As inflorescências surgem no outono e não tem importância decorativa. Elas são do tipo espiga, com brácteas protegendo as flores pequenas, de cor branco-creme.

A maranta-ciza é ideal para forrar bosques e outras áreas semi-sombreadas no jardim, formando maciços de textura e colorido interessantes, valorizando assim o paisagismo. A combinação com maciços de outras marantáceas, ou qualquer outra espécie de forração para sombras, como a grama-japonesa, acrescenta vivacidade a espaços pouco iluminados, onde as flores são mais difíceis de cultivar. A maranta-cinza é uma planta que se encaixa perfeitamente em jardins contemporâneos e tropicais e acompanha a vanguarda de jardins de baixa manutenção. Também pode ser plantada em vasos, adornando interiores, varandas e pátios protegidos do sol.

Maranta L. é um género botânico pertencente à família Marantaceae. Popularmente, os exemplares do gênero são conhecidos como urubá. É um gênero que apresenta aproximadamente 30 espécies herbáceas e perenes distribuídas por todos os habitat úmidos das regiões tropicais.

São plantas que podem alcançar até 50 cm de altura, de folhagem vistosa, com folhas grandes, oblongas, variegadas, manchadas segundo a espécie e variedade em tons verdes, vermelhos ou creme, de textura aterciopelada e brilhante, com nervuras muito evidenciadas. Possuem raízes tuberosas. Têm fases foliares de cor diferente, pecíolo longo, flores assimétricas aos pares (reflexo espelho), dísticas. O fruto apresenta sementes com arilo.

Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sombra clara, em solo rico em matéria orgânica, drenável e mantido úmido. Esta maranta, aprecia o calor e a umidade, mas é intolerante a encharcamentos por períodos prolongados. O sol pleno provoca enrolamento das folhas e queimaduras nesta espécie. É muito rústica e capaz de tolerar o frio da região sul do Brasil. Não necessita podas ou outras manutenções. Multiplica-se pela divisão das touceiras, em qualquer época do ano, com exceção do inverno, mantendo cada nova muda com folhas e raízes.

 

Referências:

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maranta. Acessado em: 23 jul 2021.

Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/maranta-cinza-ctenanthe-setosa.html. Acessado em: 23 jul 2021.

Deixe um comentário

Converse conosco!