1º ano
dfsdfsdfsdfs
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1IiPhTpGCKj5J91TrzIQIplFxzPUwtPwM?usp=sharing
2º ano
Conhecendo o acervo do laboratório e associando os animais aos diferentes tipos de ambientes e sua locomoção.
Acesse mais fotos da turma 121 da Tia Dani em: https://drive.google.com/drive/folders/1l_1tHMs2qymU0Csd1fPyA0QUl4GKBjNa?usp=sharing
Acesse mais fotos da turma 122 da Tia Ju em: https://drive.google.com/drive/folders/1nQreiYeQOxeOGQvFEhSa8763vO3h3dYl?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências – 2º ano de Carmo
3º ano
fdsfsdfsdf
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1WCn8J3k3L1T8qhOQFpdZ_D0xzSjip4Z7?usp=sharing
4º ano
fsdfsdfsdfsdf
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1NyTdtxjEC8gi0JwnodPol7Teznv2UBXP?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências – 4º ano de Carmo
5º ano
fgsdfgfdgdfdfg
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwBY_Evp1RZH2J7u2tlAF1eOBdnFXc2d?usp=sharing
6º ano
Trabalho interdisciplinar de Geografia e Ciências: Camadas da Terra
🌎🧪Nesta aula especial no Laboratório de Ciências, realizamos um trabalho interdisciplinar entre Geografia e Ciências para aprofundar o estudo das camadas da Terra. Os alunos iniciaram a atividade confeccionando sua própria massa de modelar. Em seguida, com essa massa, modelaram a estrutura do planeta, representando cada uma de suas camadas: núcleo interno, núcleo externo, manto e crosta.
Além da modelagem, os estudantes também produziram um desenho esquemático, identificando e nomeando cada camada. Durante a atividade, discutimos as principais características dessas estruturas, como temperatura, composição e função dentro do planeta. A aula foi um momento de aprendizado prático e envolvente, unindo teoria e experimentação para facilitar a compreensão desse conteúdo tão importante!
Professores: Fábio Viana | Geografia & Natalia Lack | Ciências
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1jqrWGPruZVaCLDe6UXGu2Wius7w7Wbdx?usp=sharing
Cópia de Inauguração do Laboratório de Ciências – 6º ano de Carmo
7º ano
Aula Prática: Combustão, Consumo de Oxigênio e Liberação de Gás Carbônico
Durante a aula prática de ciências, os alunos da turma 171 investigaram a relação entre a combustão, o consumo de oxigênio e a liberação de gás carbônico. Para isso, utilizaram dois potes de vidro com velas acesas. Em um dos potes, foram adicionadas folhas verdes, enquanto o outro permaneceu sem vegetação
Os alunos observaram que, no pote sem folhas, a vela se apagou rapidamente devido ao consumo do oxigênio pela combustão. Já no pote com as folhas, a vela permaneceu acesa por mais tempo. Esse fenômeno ocorreu porque as folhas liberaram oxigênio por meio da fotossíntese, retardando o esgotamento do gás essencial para a chama.
A experiência permitiu aos alunos compreender, na prática, a importância do oxigênio na combustão e o papel das plantas na renovação desse gás na atmosfera.
Profª Elaine Pacheco | Ciências
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1f5c2s76Mir6Mx7dsbEGNwp6fGrytIQqy?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências de Carmo
8º ano
Aula Prática: Eletrização por Atrito e por Contato
Nesta aula prática no laboratório, os alunos exploraram os fenômenos da eletrização por atrito e por contato. No primeiro experimento, friccionaram um canudo plástico contra papel e, em seguida, aproximaram-no de outro canudo que não havia sido atritado. Observaram que os canudos se atraíram, demonstrando a eletrização por atrito, pois o canudo eletrizado induziu cargas opostas no outro, criando uma força de atração entre eles.
No segundo experimento, os alunos utilizaram o gerador de Van de Graaff para estudar a eletrização por contato. Ao tocarem no equipamento, perceberam efeitos como o arrepiamento dos cabelos e pequenas descargas elétricas ao aproximar as mãos de objetos metálicos. O arrepiamento dos cabelos ocorre porque, ao tocar o gerador, a carga elétrica se distribui pelo corpo, fazendo com que os fios de cabelo adquiram a mesma carga elétrica. Como cargas iguais se repelem, os cabelos se afastam uns dos outros, causando o efeito visual do arrepiamento. Isso evidenciou a transferência de cargas elétricas e a interação entre elas.
A atividade proporcionou uma experiência prática e visual dos conceitos de eletrização, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Profª Elaine Pacheco | Ciências
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/13LDkU7m7NYcQP9OJaDDpEUy1WqRtOUHF?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências – 8º ano de Carmo
9º ano
Tinta Invisível e Nichos Ecológicos
Os alunos do 9º ano participaram de uma aula prática no laboratório, onde criaram mensagens secretas usando tinta invisível feita com bicarbonato de sódio e água, reveladas posteriormente com uma solução de açafrão e álcool. Além da experiência química, a atividade também abordou conceitos de ecossistema, explorando fatores bióticos e abióticos. Para aprofundar o aprendizado, os alunos montaram o nicho ecológico de diferentes animais, destacando suas interações no ambiente. Foi uma experiência divertida e enriquecedora!
Profª Natalia Lack | Biologia
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1UmRvuRPL85wXd3sXceH6JAPQzDZXjdpm?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências – 9º ano de Carmo
1ª série EM
Aula Prática: Introdução à Microscopia
Na aula de microscopia, os alunos aprenderam sobre as diferentes partes e funções do microscópio, familiarizando-se com a identificação de suas estruturas, como a ocular, as lentes objetivas, o revólver, a platina e o macro metro e micrômetro de foco. Eles também aprenderam a manipular corretamente o equipamento, ajustando o foco e utilizando os controles de maneira cuidadosa para observar as lâminas com nitidez.
Após a introdução teórica, os alunos realizaram a prática de observação de lâminas de diferentes amostras. Examinaram estruturas de insetos, como as asas e os olhos compostos, além de observarem células vegetais e tecidos do corpo humano, como a epiderme e as células musculares. A experiência permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento adquirido, aprimorando suas habilidades de manuseio do microscópio e adquirindo uma compreensão mais profunda da diversidade celular e tecidual que compõe os seres vivos.
Confecção de Lâminas
Na última aula prática, os alunos mergulharam no mundo microscópico das células através de uma atividade envolvente. Começaram confeccionando lâminas com esfregaços das células da bochecha, onde puderam visualizar de perto a estrutura celular sob técnicas de coloração. Com o microscópio em mãos, exploraram minuciosamente cada detalhe, desde a membrana celular até o núcleo, mergulhando na complexidade e na beleza das células que compõem nosso tecido bucal. Foi uma experiência fascinante que não apenas reforçou os conceitos teóricos, mas também despertou a curiosidade científica de cada aluno.
Profª Elaine | Itinerário de Práticas de Laboratório de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Aula Prática: Digestão de Proteínas e Ação Enzimática
Na aula prática de biologia, os alunos da turma 211 investigaram a digestão de proteínas utilizando a clara do ovo (rica em albumina) como substrato. Distribuíram a albumina em quatro tubos de ensaio e adicionaram diferentes soluções: suco de mamão, suco de limão, suco de abacaxi e água. Após a incubação, na aula seguinte, observaram que apenas a proteína no tubo com suco de abacaxi havia sido digerida.
Essa diferença ocorreu devido à presença da bromelina no abacaxi, uma enzima proteolítica capaz de quebrar as ligações peptídicas da albumina.
A experiência permitiu aos alunos compreender, na prática, o papel das enzimas na digestão de proteínas, destacando a importância das reações bioquímicas no funcionamento dos organismos vivos.
Profª Elaine Pacheco | Biologia
Química
gfgfgfgfdg
Profª Juliana Lopes | Química
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1qFwBEXEpZgeejrvdnWXt7lfY8yS9kYPE?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências – 1ª série de Carmo
2ª série EM
Representação de Poríferos com Berinjelas
Na aula prática de laboratório, os alunos da segunda série utilizaram berinjelas para representar o corpo de um porífero. Eles fizeram poros na berinjela para demonstrar a entrada de água pelos ostios e a saída pelo ósculo. Com pinças e bisturis, esculpiram células como coanócitos, pinacócitos, amebócitos e espículas. A atividade proporcionou uma compreensão prática da estrutura e funcionamento desses animais.
Profª Natalia Lack | Biologia
Física
dfsdfdsfsdf
Profª Érica Aragão | Física
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/1YtY9t6bnSOKE9yJSfuq8p_–Ovs1uHpv?usp=sharing
Inauguração do Laboratório de Ciências – 2ª série de Carmo
3ª série EM
Aula Prática: Catalogação e Classificação dos Animais do Laboratório
Os alunos da turma 231 receberam a missão de catalogar e classificar os animais do laboratório utilizando aplicativos tecnológicos de identificação. Com seus dispositivos móveis, analisaram diferentes espécimes preservados e modelos anatômicos, observando características como tipo de simetria, presença de esqueleto, número de patas e revestimento corporal.
Os aplicativos forneceram informações detalhadas, ajudando os alunos a determinar a classificação taxonômica dos animais em filos e classes. Os dados coletados foram organizados em um catálogo digital, promovendo uma experiência interativa e dinâmica.
Essa abordagem tecnológica permitiu que os alunos aplicassem conceitos de classificação biológica de forma prática e autônoma, desenvolvendo habilidades de observação e uso de ferramentas digitais no estudo da biodiversidade.
Profª Elaine Pacheco | Itinerário de Prática de Laboratório de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Física
fdgdgfdgfdgdf
Profª Érica Aragão | Física
Acesse mais fotos em: https://drive.google.com/drive/folders/14WysYCmHZAzxNC4p2CWC-b_lfoXlSdCw?usp=sharing