Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Tribo: Aeschynomeneae
Gênero: Arachis
Espécie: A. repens
Nome Científico: Arachis repens
Nomes Populares: Grama-amendoim, Amedoim-forrageiro, Amendoim-rasteiro, Amendoinzinho
Categoria: Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0,1 a 0,3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A grama-amendoim é uma excelente forração, com textura diferente, ela dispensa as podas periódicas. Embora seja muito parecida com Arachis pintoi, é uma espécie distinta. Forma um denso colchão verde, com delicada flores amarelas. É muito utilizada para proteção de taludes e como pastagem nutritiva, em alguns jardins rurais pode ter o inconveniente de atrair lebres. Rústica, embora não seja resistente ao pisoteio, possui rápido rebrote.
Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e preferencialmente enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera secas , mas não é tolerante à geada. Multiplica-se por divisão dos estolões enraizados e pelas sementes formadas embaixo da terra.
Arachis repens Handro. Nomes populares: grama-amendoim. Descrito pelo botânico Oswaldo Handro. É uma espécie da família Fabaceae, nativa do Brasil. Esta planta é freqüentemente usada como forragem e ornamental.Tem notável efeito decorativo pela cor verde-escura e formato das folhas. No verão apresenta numerosas flores amarelas e pequenas. Pode ser usada para revestir taludes íngremes. Não resiste ao pisoteio mas dispensa podas. Não tolera geadas.
Referências:
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arachis_repens. Acessado em: 22 jul 2021.
Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/grama-amendoim-arachis-repens.html. Acessado em: 22 jul 2021.