Estudando estatística com gráficos de pizza e muito sabor

Os alunos da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Carmo realizaram uma atividade com o professor de Matemática, Felipe Coutinho, para reverem os conceitos dos chamados gráficos estatísticos em pizza, muito utilizados para expressar uma relação de proporcionalidade.

“O gráfico de pizza serve para mostrar um número estático, e conta com categorias que representam partes de um todo. Dessa forma, os alunos interpretaram, identificaram e analisaram os conceitos sobre Estatística por meio de uma abordagem experimental, colocando em prática o conhecimento estudado”, explica Felipe.

De acordo com o professor, a aula teve como objetivo a implementação da prática matemática após os estudos dos conceitos de razões e proporções, regra de três e estatística estudados em sala de aula. “O desenvolvimento do conceito estudado se deu pela construção de gráficos estatísticos utilizando o gráfico de setores, e esse gráfico foi construído na pizza, respeitando as normas matemáticas para a construção. Além do conceito de estatística, foram trabalhados a regra de três e os conceitos de razões e proporções, bem como ângulos”, complementa.

Ao fim do exercício, os alunos puderam saborear suas criações!

 

Confira abaixo as fotos da atividade – clique sobre elas para ampliar e baixar (As fotos abrirão em uma nova aba de navegação)!

Os comentários estão encerrados.