Ensino Fundamental anos finais
Objetivos gerais
Se o olho brilha muda tudo!
O sucesso se constrói aqui!
No Ensino Fundamental Anos Finais, 6º ao 9º ano, a proposta pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Carmo visa à formação estrutural do aluno, a qual lhe proporciona as condições necessárias ao seu desenvolvimento pessoal e escolar, por meio da capacidade de aprender e do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, assim como o fortalecimento de vínculos afetivos em que ajustam a vida social. Favorece, ainda, a atitude e mentalidade empreendedora, o trabalho colaborativo e o protagonismo. Além disso, o aluno é acompanhado com afetividade e espiritualidade, contando com o apoio socioemocional em todo seu processo de aprendizado.
Nesta etapa, aumentamos gradativamente o nível de especificidade em cada área do conhecimento para o preparo e engajamento nos estudos para o Ensino Médio.
É a fase também entre a pré-adolescência e adolescência, período de importantes transformações, fase de desenvolvimento e busca de apropriação do conhecimento, aquisição de novas competências cognitivas e habilidades nos campos acadêmicos, social, ético, político, estético e tecnológico. As operações e leituras de mundo – conhecimentos socioculturais – são trabalhadas de forma a motivar a construção das bases do saber com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal, em favor da formação necessária para a cidadania no mundo. A partir disso, o aluno desenvolve sua independência, aprende a organizar o tempo e se torna capaz de pensar e formular hipóteses acerca da sociedade, iniciando, assim, a construção do seu projeto de vida.
No Ensino Fundamental Anos Finais as turmas compõem o turno da manhã com a carga horária:
• 6º ano: 26 aulas semanais
• 7º ano: 26 aulas semanais
• 8º ano: 26 aulas semanais
• 9º ano: 26 aulas semanais
Material didático: Bernoulli sistema de Ensino | Bernoulli Digital
As operações e leituras de mundo são trabalhadas de forma a motivar a construção das bases do saber, com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal, em favor da formação necessária para a cidadania no mundo.