Clorofito

Clorofito (Chlorophytum comosum)

 

Reino: Plantae

Clado: Tracheophyta

Clado: Angiosperms

Clado: Monocots

Classe: Liliopsida

Ordem: Asparagales

Família: Asparagaceae

Subfamília: Agavoideae

Gênero: Chlorophytum

Nome Científico: Chlorophytum comosum

Nomes Populares: Clorofito, Gravatinha

Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno

Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical

Origem: África, África do Sul

Altura: 0,3 a 0,6 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

O clorofito é uma planta herbácea de pequeno porte, muito semelhante a uma grama. Suas folhas, dispostas em roseta, são longas, com cerca 30 cm de comprimento, recurvadas, macias, brilhantes e verdes na espécie típica.

No entanto, as cultivares mais conhecidas e populares são as variegadas, que apresentam folhas com listras longitudinais brancas ou amareladas nas margens ou no centro. As flores brancas e pequenas surgem em inflorescências longas no verão, mas tem pouca importância ornamental. Após a floração e frutificação, formam-se pequenas mudas de clorofito ao longo das inflorescências.

O clorofito é uma planta de fácil cultivo, e pouco exigente em manutenção, sendo bastante comum seu plantio em cestas suspensas, vasos e jardineiras, onde seu aspecto pendente é valorizado. Adapta-se muito bem a interiores, tolerando inclusive o ar-condicionado e eventuais “esquecimentos”. Também pode ser aproveitada em canteiros, bordaduras ou como forração, mas não suporta pisoteio.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Suas raízes grossas, com boa reserva de nutrientes e água, a tornam tolerantes a pequenos períodos de seca. Tolera também o frio subtropical ou mediterrâneo. Multiplica-se por divisão das touceiras ou pela separação das mudas formadas nas inflorescências.

Chlorophytum é um gênero de plantas com flor, pertencente à família Asparagaceae, que agrupa cerca de 190-200 espécies de herbáceas perenes com distribuição natural nas regiões tropicais e subtropicais da África, Austrália e Ásia.

As espécies pertencentes ao gênero Chlorophytum são plantas herbáceas que atingem 10–60 cm de altura, com folhas longas e delgadas, em roseta, com 15–75 cm de comprimento e de 0,5–2 cm de largura, e raízes tuberosas.

As flores são pequenas, geralmente brancas, agrupadas em panículas esparsas de até 120 cm de comprimento. Em algumas espécies as plantas também se reproduzem vegetativamente por meio de plântulas que enraízam ao tocar no solo.

A espécie Chlorophytum comosum, a espécie conhecida como clorófito, nativa do sul da África, é uma planta de interior muito popular, especialmente na sua forma variegada ‘Vittatum’. É geralmente cultivado em vasos suspensos por cordas ou arames em locais ensolarados.

A espécie Chlorophytum borivilianum é uma planta nativa da Índia, cultivada para fins medicinais.

 

Referências:

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chlorophytum. Acessado em: 23 jul 2021.

Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/clorofito-chlorophytum-comosum.html. Acessado em: 23 jul 2021.

Os comentários estão encerrados.