Novas demandas e olhares para a Gestão Pedagógica

Se o papel do coordenador pedagógico já era importante para promover o elo entre as diversas áreas de uma instituição de ensino, com o advento da pandemia e tudo o que ela trouxe – como as aulas à distância e o uso massivo de novas tecnologias -, esse papel se tornou indispensável e estratégico.

Os desafios do chamado “novo normal” para estes profissionais demandam experiência, preparo e um olhar múltiplo para alcançar e entender as demandas e necessidades dos professores, dos alunos e das famílias dos alunos.

Essas foram as principais conclusões da edição de sábado, dia 12 de março, do Bernoulli 360° Live, evento virtual que reuniu profissionais da educação em tempo real para debater impactos, tendências e soluções na prática de educar. Janaína Oliveira e Patrícia Marques, assessora pedagógica e coordenadora de conteúdo do Bernoulli Sistema de Ensino, respectivamente, falaram sobre o tema: Gestão pedagógica para além do óbvio – O papel estratégico do profissional referência na escola.

“Com a retomada das aulas presenciais, algumas questões vieram à tona. Os profissionais de coordenação pedagógica são referências na escola, e possuem papel estratégico ao cuidar dos processos educativos e pedagógicos. Hoje, com tantas instabilidades, eles ganham mais importância ainda”, disse Patrícia. Para ela, é preciso ter autonomia para a gestão democrática e participativa. “Entender o lugar do outro é essencial”, complementou.

A dimensão da Coordenação Pedagógica engloba a relação escola-família, o papel da secretaria, as demandas da direção, entre outros pontos, e muito precisa ser ressignificado, como a reunião de pais. “É preciso buscar referências dos pais e, a partir delas, mostra que hoje é diferente, existem formas diferentes de aprender e de ensinar. É um processo de ampliação da visão”, disse Janaína.

A experiência no Carmo

Para a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio, Ana Clara M. Coutinho, o evento promovido pelo Sistema Bernoulli ajuda a fortificar a necessidade de adaptação dos profissionais ante os desafios do ensino de hoje.

“O tema é muito relevante, e a experiência apresentada pelos participantes mostra que nós do Colégio Carmo estamos no caminho certo. Com a volta das aulas presenciais, já tive a oportunidade de me reunir com os pais de nossos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, momento em que ajustamos expectativas, avaliamos em conjunto as novas necessidades a serem atendidas e trocamos impressões riquíssimas para que continuemos a oferecer um aprendizado de excelência”, diz. “O conhecimento também sofre transformações, e o aprendizado contínuo é necessário para que o conhecimento circule, para que beneficie as pessoas cada vez mais”, complementa Sandra Telles, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Leia abaixo os depoimentos de alguns participantes da Live Bernoulli 360º:

Edna Martins – “Passei pela função de professora, supervisora, pedagoga, coordenadora pedagógica e hoje assessora pedagógica. Penso que vivenciar o ser professora, se possível em diferentes níveis de ensino, colabora e muito para o ser coordenadora. Fica mais fácil compreender o lugar do outro!”

Conrado Sanchez Alonso – “Esse momento do ‘novo normal’ é a deixa ideal para promover uma atualização do Projeto Político Pedagógico em virtude de todos os avanços nos processos de aprendizagem que conseguimos ao longo da pandemia”.

Dante Fleury Bernardino de Senna – “A formação e interação de novos gestores/professores possibilita a visão mais ampla da escola e aprimora o olhar para o desenvolvimento da educação. Pedagógico e administrativo sempre juntos”.

Heloisa Baldo – “Além de se envolver na gestão da sala de aula (professores e estudantes), é importante ter uma boa relação com as famílias no que tange as questões pedagógicas deste estudante na escola”.

Tatiana Napier – “Uma gestão eficiente, não é de cima para baixo, mas lado a lado, com troca de saberes”.

Confira o evento na íntegra:

Os comentários estão encerrados.