Carmo Conectado: tecnologia integrada ao aprendizado

Buscando oferecer, cada vez mais, soluções educacionais de excelência, abordagem teórica abrangente e aprofundada do conteúdo, preparando os estudantes com eficiência para o ENEM e os principais exames.

 

O Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Teresópolis, não mediu esforços para desenvolver a sua Proposta Pedagógica em Regime Especial, em atendimento às exigências do atual cenário por conta da pandemia do COVID-19. Para fazer a transição do ensino presencial para o ensino a distância, aulas remotas, houve envolvimento e dedicação de todos os setores pedagógico e administrativo. Diante disso, o espírito de equipe, a união e profissionalismo foram fundamentais para essa transição de descobrir outras formas de fazer a Educação. Desde as orientações e diretrizes dos Órgãos da Saúde e da Educação, o nosso Colégio vem se destacando na cidade com as ações rápidas e medidas tomadas, cuja prioridade é a qualidade do trabalho prestado nos processos ensino-aprendizagem, tudo de forma a manter um ambiente virtual sem perder os valores fundamentais da Educação Carmelitana.

Contamos com um conjunto de ações para pôr em prática o ensino sem perder a sequência das atividades pedagógicas planejadas para o ano letivo. Desde o início, foram realizadas reuniões, encontros, treinamentos diariamente entre a equipe diretiva, equipe pedagógica, corpo docente e todos envolvidos. Além disso, estudos e pesquisa de novas tecnologias, metodologias e ferramentas virtuais para aplicar e, também, tutoriais foram elaborados para ajudar os professores, estudantes e famílias. Em constante movimento, continuamos nessa dinâmica com todo suporte de TI, apoio e inovação a cada dia em nossas aulas.

Utilizamos como ferramenta a plataforma do Sistema Bernoulli, nosso material didático já adotado, o Google Forms ambiente para aplicação das avaliações on-line, e o Google Meet que é o ambiente das salas de aula. Na proposta, as aulas remotas são dividas em momentos de aulas Síncronas e Assíncronas. O Carmo conectado permite que os professores criem ambientes vibrantes de aprendizado. Além da programação do conteúdo curricular, os professores desenvolvem atividades e projetos on-line para entreter os estudantes nesse período atrelado ao conhecimento, pois entendemos que é importante priorizar – mais do que nunca – o desenvolvimento das competências socioemocionais neste momento como: resiliência, automotivação, autonomia e das competências múltiplas nas áreas do conhecimento, oferecendo de maneira lúdica situações de aprendizagem no ambiente virtual e doméstico. Assim, além de manter os vínculos entre os integrantes da família carmelitana, promove, também, um espaço prazeroso e acolhedor para dar sequência às atividades pedagógicas. Confira algumas das nossas atividades:

PROJETO RECREIO INTERATIVO

Visa ajudar aos estudantes, professores e familiares do 6º ano do EF ao EM a criarem oportunidades para que os mesmos compartilhem momentos de brincadeiras e descontração no intervalo das aulas remotas. Ocorre uma vez por mês envolvendo toda a família carmelitana em uma sala virtual. A cada mês é uma tema. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril e o tema abordado foi a Celebração da Vida – Páscoa. O professor Claudenilson José (História) abrilhantou a atividade com sua alegria cantando e envolvendo a todos. Foi um sucesso.

PROJETO DESAFIO CARMO

O 6 º ANO do EF ao EM faz parte da proposta de empreendedorismo e projeto de vida desenvolvido no colégio. A cada semana, um professor lança um desafio para os alunos e todos participam.

SIMULADOS ONLINE BERNOULLI

Oferecemos também os Simulados on-line nos moldes do ENEM para os alunos do Ensino Médio. Os Simulados são elaborados pelo Bernoulli e os alunos obtêm os resultados via TRI. O 9º ano do Ensino Fundamental também realizou um simulado elaborado pelos nossos professores, mantemos o foco de preparar os estudantes para sucesso nas avaliações externas e ENEM. Além dos Simulados as avaliações acontecem também on-line.

DEBATE EM SOCIOLOGIA

Racismo Reverso” foi o tema escolhido pela Profª. Natacha para trabalhar com as turmas da 2ª série do EM. O vídeo de standup comedy foi apresentado como introdução ao debate. Nesse debate, o aluno protagonizou o momento de fala, conseguindo coadunar a teoria a exemplos do dia a dia e nos meios artísticos, sua área de interesse.

ARTE

Trabalho da aluna Luísa Esteves da 1ª série do ensino Médio sobre a poética do sagrado se destacou. Ela representou sua crença por meio da arte do desenho. Profª Argélia.

BATE PAPO DE ATUALIDADES

Aconteceu no dia 05 de abril um Bate Papo – Café com o Mundo – envolvendo os alunos do 9º ano do EF e séries do EM. De forma descontraída os alunos e professores conversaram em uma sala virtual com os convidados Felipe Medeiros – Espanha– estudante de Medicina , Débora Rocha – Irlanda – ex aluna do Carmo, estudante de Confeitaria e Luciana Su Wu – China – ex aluna do Carmo , estudante de Comércio e Economia. O tema abordado foi o COVID-19 nesses países e como é a vida nas faculdades no exterior. Uma manhã de grandes trocas e aprendizagem.

PROJETO LITERÁRIO DE INCENTIVO À LEITURA: “NÃO CONTE O FINAL”.

Turmas 161 e 162 – Link da apresentação da aluna Júlia Sequeira da 162. Profª Melisa Freitas (Língua Portuguesa, Literatura e Redação)

DESAFIO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

– Treinamento Funcional – Prof. Alan

Foto da Luiza Estaves, 1ª série EM com seu pai treinando

GEOGRAFIA

Apresentação dos alunos da 2ª série do EM se destacou com produção e apresentação de vídeos. Profª Ellin


O Carmo mais uma vez inova e decola unindo toda a sua equipe no compromisso de continuar com a Educação de qualidade, respeitando a Vida, a Família e Saúde. Estamos em um momento de desafio e de novas oportunidades e descobertas para alunos e professores. Todos os trabalhos encontram-se nas nossas redes sociais e site.


Profª Ana Clara M. Coutinho

Coordenação Pedagógica – EF Anos Finais e EM – maio/2020.

Os comentários estão encerrados.