Alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais estudam evolução das aves de forma lúdica

A professora de Ciências do Colégio Carmo, Caroline Canto, promoveu uma atividade junto aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais que rendeu uma troca rica em novos conhecimentos e muitas risadas: uma aula prática sobre a evolução das aves!

Alunos do Carmo durante a aula prática sobre a evolução das aves

A atividade teve como base o jogo Cada um com seu Bico, que simula de que forma a disponibilidade de alimentos na natureza influencia a sobrevivência das espécies de aves, e como cada uma se alimenta. Além de divertido, o jogo fomenta a curiosidade dos alunos e constitui um ótimo ponto de partida para falar de nichos ecológicos, seleção natural e evolução.

Foram utilizados vários tipos de instrumentos em formato de pinça, representando os bicos das aves, e outros materiais simulando os alimentos (sementes, grãos, pequenos pedaços de madeira etc.). Assim, cada aluno contou com um bico e um copo, e os alimentos foram misturados em uma bandeja.

Darwin em 1854, pouco anos antes da publicação de A Origem das Espécies

Dentro de tempo determinado pela professora, o desafio foi “capturar” o maior número de itens da bandeja e colocar no copo! Ao fim do exercício, os alunos comparam os itens capturados, percebendo a diferença dos bicos de cada ave.

“Conseguimos observar a diferença na alimentação de cada ave de acordo com o formato do bico, e discutimos sobre o habitat e a evolução das espécies”, comemora a professora Caroline.

Apesar se simples, o jogo guarda um fundamento histórico: o naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Robert Darwin, durante sua expedição às ilhas Galápagos, um arquipélago vulcânico do Oceano Pacífico localizada a aproximadamente 1.000 km da costa do Equador, percebeu que diferentes tipos de tentilhões (pássaro de pequeno porte da família dos fringilídeos) tinham bicos de tamanhos e formatos variados, adaptados a diversos tipos de alimentação nos diferentes nichos ecológicos que ocupavam nas ilhas.

Após essa expedição, Darwin fez as observações que o conduziram a escrever A Origem das Espécies, obra de literatura científica publicada em 1859 considerada a base da biologia evolutiva.

Aqui no Carmo o conhecimento faz nossos alunos voarem mais alto!

 

Confira abaixo as fotos da atividade – clique sobre elas para ampliar e baixar (As fotos abrirão em uma nova aba de navegação)!

 

Os comentários estão encerrados.