Agapanto

Agapanto (Agapanthus africanus)

 

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Asparagales

Família: Amaryllidaceae

Gênero: Agapanthus

Nome Científico: Agapanthus africanus

Nomes Populares: Agapanto, Agapantus

Categoria: Bulbosas, Flores Perenes

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical

Origem: África, África do Sul

Altura: 0,6 a 0,9 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

O agapanto tem o jeitinho da serra. É uma planta herbácea, rizomatosa, tolerante a baixas temperaturas de inverno. Na primavera, ela nos presenteia com belas e globosas inflorescências com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade. As inflorescências são muito duráveis e possuem hastes bastante longas tornando-as excelentes para o uso como flor-de-corte, na confecção de arranjos florais. As folhas são longas, laminares de cor verde escura, de forma que, mesmo quando estão sem flores, sua folhagem é muito bonita.

No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol. Emoldurados por gramados bem cuidados. É uma planta excelente para bordar a parte baixa de muros e arbustos em renques. É muito rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Resiste ao frio, geadas e a estiagem em curtos períodos. Fertilizações anuais, no final do inverno, estimulam intensas florações. Multiplica-se pela divisão das mudas que se formam na base da planta.

Agapanthus L’Hér. é o único género da subfamília Agapanthoideae da família de plantas com flor Amaryllidaceae, pertencente à ordem monocotiledónea Asparagales. Inclui genericamente os chamados agapantos, também conhecidos como lírios-do-nilo.[1] Originária da África do Sul, encontra-se disseminda por todo o mundo, resultado das belas flores que florescem entre maio e junho.

Etimologia: O substantivo «Agapanto» provém da junção dos étimos gregos «agápe» (amor) e «ánthos» (flor). Agapanto significa, portanto, «flor do amor».

 

Referências:

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agapanthus. Acessado em: 23 jul 2021.

Disponível em: https://www.jardineiro.net/plantas/agapanto-agapanthus-africanus.html. Acessado em: 23 jul 2021.

Os comentários estão encerrados.