A importância de trabalhar as habilidades socioemocionais

Confira abaixo trecho do artigo de Tiago Bossi, diretor executivo do Bernoulli Sistema de Ensino, que tem tudo a ver com os dias de hoje e com o que praticamos aqui no Colégio Nossa Senhora do Carmo! 

Tiago Bossi, diretor executivo do Bernoulli Sistema de Ensino

 

A importância de trabalhar as habilidades socioemocionais

O mundo se transforma a uma velocidade incrível. Todos os dias, vivemos novas experiências, somos desafiados a aprender coisas novas e a nos adaptar a elas. Cada vez mais, percebemos que, para esse mundo, apenas o conhecimento técnico não é suficiente.

Quando pensamos nos aprendizados dentro da sala de aula, entendemos que é necessário conciliar as aulas teóricas — muito importantes — com as abordagens socioemocionais que contribuem para a construção do cidadão, em uma formação integral.

Para isso, é fundamental que o indivíduo saiba o que quer, entenda o que o aproxima ou o afasta da realização pessoal, construa bons relacionamentos, descubra seu propósito de vida, exercite a resiliência, tenha empatia, saiba conviver com a diversidade, consiga tomar decisões, entre outras capacidades. Acreditamos que, dentro da escola, é possível subsidiar isso.

Já não faz mais sentido a escola se dedicar unicamente ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos: é preciso empenhar-se no processo de desenvolvimento humano como um todo.

É necessário que as escolas, os professores e as famílias incentivem os estudantes a olhar para a sociedade, analisar a relação que têm com o meio ambiente, o consumo e o mundo digital bem como pensar a inserção no mercado de trabalho. Compreendemos que é um trabalho realizado de forma coletiva e contínua, envolvendo a nossa equipe e a da sua escola.

Acreditamos que olhar para o desenvolvimento integral do estudante favorece a formação de uma sociedade mais justa e respeitosa, o que seguramente amplia as chances de os jovens alcançarem uma vida de sucesso.

Os comentários estão encerrados.