Educação Infantil
Objetivos gerais
Aprender totalmente significa valorizar cada novo significado. Nos primeiros dias de vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nesta fase, cada detalhe é importante para a construção da expressão do sentido, ajudando as crianças a se integrarem na sociedade desde cedo, com autonomia, cooperação e união. Em nossas sugestões de ensino, consideramos o brincar como uma das principais expressões das crianças e de seu relacionamento com o mundo ao seu redor. A interação com materiais interessantes e educativos proporciona vivência emocional, regras de convivência, autonomia e construção de protagonistas infantis. As propostas e atividades formuladas permitem um aspecto mais sensível e cordial nesta nova era. O trabalho com projetos envolve ouvir e participar da seleção das atividades e dos tópicos do projeto. Também se estimula a criatividade, a resolução de problemas e a diversão com as descobertas. Portanto, se permite estar imerso em experiências desafiadoras desde a mais tenra idade, o que é o primeiro passo para a autonomia e a construção do protagonista.
As turmas de Educação Infantil compõem o turno da tarde, tendo um espaço exclusivo e apropriado com Sala de Arte, Brinquedoteca, Fraldário, Refeitório e Parquinho.
A organização é feita em três períodos*:
Maternal – crianças de 02 anos completos até 31 de março
Jardim – crianças de 03 anos completos até 31 de março
Pré I – crianças de 04 anos completos até 31 de março
Pré II – crianças de 05 anos completos até 31 de março
* (Segundo a Legislação vigente)
A carga horária oferecida é de 4h30 por dia de segunda a sexta-feira. As aulas têm início às 13h e término às 17h30.
A avaliação faz-se sob forma de relatórios bimestrais. Não são usadas notas e nem conceitos neste segmento, uma vez que, nesta fase, o ensino não tem caráter reprobatório. Esta avaliação, não é uma avaliação final, pontual, retratando um único momento da criança, mas uma avaliação processual, que é registrada periodicamente.
Material didático: Bernoulli Sistema de Ensino
O colégio adota, como organização do trabalho pedagógico, os temas geradores em consonância e aliados aos quatro pilares fundamentais da educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os outros e Aprender a Ser.