🎲 Oficina de Jogos de Tabuleiro | Itinerário de Ciências Humanas
Turma: 1ª série do Ensino Médio
Professor: Matheus Vitorino
O projeto “Sociedade nos Jogos de Tabuleiro e Cartas” propõe uma vivência pedagógica criativa e reflexiva, em que os estudantes exploram jogos como ferramentas para pensar a sociedade. A partir de partidas temáticas e debates, questões como desigualdade, política, consumo e conflito são discutidas com base nas dinâmicas dos próprios jogos. Ao compreenderem como essas mecânicas refletem e simplificam fenômenos sociais complexos, os alunos desenvolvem pensamento crítico e ampliam sua leitura do mundo. Na etapa final, criam seus próprios jogos com temáticas sociais, exercitando não só a criatividade, mas também a autonomia e o olhar empreendedor — uma conexão direta com o mercado de jogos de tabuleiro, que cresce no Brasil e movimenta cada vez mais a economia criativa.
Porque aprender também pode (e deve) ser divertido! 💡🧠
Design de Carmo